17ª OFFflip OBS – Moeda Parati

Link do vídeo https://youtu.be/rkTFJZKjQZs

Domingos de Oliveira fará a abertura da 17ª OFFflip OBS – Cultura e Biodiversidade, apresentando o conceito da moeda “Parati”, desenvolvido a partir do Fórum DLIS – Paraty, moeda local, moeda global, em 2004 e publicado na edição número 50 do Jornal Folha do Litoral Costa Verde.

Conceito – Moeda que, apesar da lei da mais valia (oferta e procura), está comprometida com a Comunidade, e sua balança comercial busca o equilíbrio entre o capital financeiro, capital social e a utilização dos recursos naturais.

Estas incríveis Moedas Locais – nos dá a percepção de quem vive na comunidade: que os cidadãos estão comprometidos com o desenvolvimento local, de forma sustentável e integrada; que bens e serviços estão realmente comprometidos com a localidade. Daí podemos afirmar que esta nossa moeda, ainda que não oficial, vale mais que dólares, euros, libras, porque o nosso lastro não é ouro, mas os caminhos de ouro que nos levam ao Centro Histórico, à Casa da Cultura, cachoeiras, rios, praias, Mata Atlântica, Ilha Grande, Estância Climática de Cunha e ao cheiro e sabor da Cultura e Biodiversidade.

JUSTIFICATIVAS DE UMA MOEDA LOCAL

1 – Esta moeda fortalece as relações entre empresas e consumidores locais, evitando a evasão do capital local;
2 – Qualquer indivíduo ou empresa que se recusa a aceitar a moeda local, está se recusando a participar de um esforço comunitário para incrementar o multiplicador local. Se você não apoiar a comunidade, a comunidade não o apoiará;
3 – A administração de um sistema de moeda comunitária oferece uma oportunidade para que membros da comunidade discutam a economia local.
Exemplo de moeda: Caminho do Ouro, Gastronomia Sustentável, ‘Não jogue seu óleo pelo ralo’, produtos dos agricultores e produtores culturais locais e, em especial, a coleta de óleo usado e o ICMS Ecológico.

Veja edição número 50 do Jornal Folha do Litoral Costa Verde http://www.folhadolitoralcostaverde.com/folha%20do%20litoral%20pdf/fl%2050.pdf

Flitoral Comunicar@ções para a vida

Contribua com esta produção: faça um PIX a partir de R$ 10,00 e Concorra ao Sorteio de uma Cesta Básica – OBS. Chave do PIX 22.841.425/0001-66. Envie o comprovante do PIX para flitoral21@gmail.com

SERVIÇO:

Abertura da OFFflip OBS – Cultura e Biodiversidade

DIA: 18/08 (quarta)

HORA: 19h

LOCAL: https://youtu.be/rkTFJZKjQZs

EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário