A 4ª. Edição do Fuzuê Literário

5d0ddca2-e0f7-4137-b210-f24f3f83f011A 4ª. Edição do nosso Fuzuê chegou com tudo, e nossa escritora convidada é a talentosa, @luizalemos39. Ela é formada em Hístória, Quadrinista e Cartunista que atualmente trabalha com no Projeto Transistorizada, onde publica semanalmente pela internet tiras que falam sobre questões LGBT com foco maior no seguimento T(transexual)e política. Também Produz tiras para o jornal @brasildefato, é Professora do Curso de Histórias em Quadrinhos da Casa da Cultura de Paraty, membro fundadora do Coletivo Korja dos Quadrinhos.
Venha ouvir ela contar um pouquinho mais da sua história com a escrita e todos os processos criativos.

Local: Centro Cultural Cafuné
Rua Sabiá,55-Caborê
Dia 28 de março às 20h

Apresentação das diretrizes do Parque da Cidade – Angra dos Reis , certificação do Carbono Compensado Lepac- Unicamp, entrega da licença ambiental e do termo de parceria á Coop. Serra do Mar

uvs190325-006

 

 

Na abertura do seminário de apresentação das diretrizes do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, organizado pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, no Centro Cultural Theophilo Massad, quinta-feira (21), o secretário do ambiente de Angra dos Reis, Mário Reis e sua equipe fizeram a entrega da Licença Ambiental e do Termo de Parceria à Cooperativa Serra do Mar.

Mário Reis enfatiza que a Licença Ambiental e o Termo de Parceria com Cooperativa Serra do Mar promoverá a campanha – Não jogue seu óleo pelo ralo e a coleta de óleo usado, através dos manifestos de resíduos que serão entregues pela Cooperativa às empresas geradoras, para contabilizar e ampliar a pontuação do município no ICMS – Ecológico.
uvs190325-005
Lajane  Silva, Gestora da Cooperativa Serra do Mar, agradeceu à Secretaria Executiva de Meio Ambiente pelo Termo de Parceria e , representando a Agenda 21 de Paraty e o Lepac Unicamp, fez a entrega do Certificado Carbono Compensado ao Secretário Mário Reis pelas emissões evitadas de 27, 6 toneladas de Co2, com a coleta de óleo de cozinha usado no Município de Angra dos Reis em 2018.

Na sequência, foram apresentas as diretrizes e o cronograma para a implementação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, criado através de um decreto, em 2017, documento este que vai definir como funcionará o “Parque da Cidade”, como o projeto vem sendo chamado.

Veja apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica.
Clique aqui – www.folhadolitoralcostaverde.com/folha%20do%20litoral%20pdf/parquedacidade.pdf

Sem Título-1

 

 

 

 

 

 

Green Nation, em sua 5ª edição, chega a São Paulo pela primeira vez

De 25 a 31 de março, o Green Nation, em sua 5ª edição, chega a São Paulo pela primeira vez.
O maior evento indoor do mundo de interatividades ligadas à sustentabilidade. Evento Gratuito.

Experiências interativas, sensoriais e emocionais te levarão das geleiras da Antártica ao semiárido brasileiro! A programação, que conta com games interativos, realidade virtual, apresentações de especialistas internacionais, festival de cinema com mostra competitiva e mostra internacional de filmes, apresentações de teatro, oficinas maker, tecnologia, muita inovação e muito mais, ocupará 10 mil m2 no Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque do Ibirapuera.

Parque Natural Municipal da Mata Atlântica – Angra dos Reis

 

PNMMAlogoPNMMAmapa

A Prefeitura de Angra dos Reis, através do Programa Comunidades de Angra (PCA), realizará seminário para  apresentação das  diretrizes do plano de manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica no Centro de Estuados Ambientais (CEA), Av.  Toscana de Brito, s/n – Praia da Chacará. O evento acontecerá dia 21 de março, quinta-feira, as 18h.

Através do Decreto 10.760, de 26 de dezembro de 2017,  foi criado o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, ou simplesmente Parque da Cidade, que abrangerá as terras altas de toda a elevação que domina o Centro de Angra com seu limite correndo sobre os morros da Carioca, Sto Antonio, Cx Dágua, Carmo, Peres, Glória, e da Cruz, seguindo por cima do Encruzo, Enseada, Retiro, Ribeira, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim e Colégio Naval.

Gincana de limpeza de praia na APA Municipal de Paraty

Nos dias 14 e 15 de março alunos das oitavas séries da escola Pequenina Calixto realizaram um importante trabalho de limpeza das praias do Pontal e do Jabaquara. Uma iniciativa da disciplina de ciências a atividade coordenada pela professora Débora Guimarães reuniu cerca de 100 alunos que participaram de uma gincana educativa. Os estudantes receberam orientações e apoio de  educadores e do Coletivo Jovem COM VIDA da escola.
A atividade envolveu a  coleta, separação, pesagem, classificação e destinação dos resíduos. Toda a ação contou com a parceria e apoio da Agenda 21 de Paraty, da ONG de educação ambiental MOVE- Movimento Verde, da Secretaria de Meio Ambiente, Jornal Folha do Litoral e da Cooperativa de Catadores e Catadoras de Paraty. O caminhão da coleta seletiva esteve presente e os resíduos recicláveis foram destinados à Cooperativa. A atividade retirou mais de 400 kilos de lixo das duas  praias da cidade. Além de trabalhar o conhecimento é uma ação de cidadania que colabora com o ambiente e gera renda para as famílias dos Catadores e Catadoras.

Isis de Palma

Alunos do Projeto COM VIDA participam de gincana de limpeza de praia na APA Municipal de Paraty

230dee05-7358-4d56-98f8-e2a822a74dfd Jovens do projeto “Com Vida” da escola Pequenina Calixto, com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente de Paraty e Agenda 21 de Paraty, realizaram hoje, quinta-feira 14/03, na Praia do Pontal uma gincana de coleta e reciclagem de lixo, com o objetivo de promover a conservação da APA Municipal de Paraty. O encerramento do evento acontecerá amanhã as 10h na Praia da Jabaquara com a entrega do material reciclado aos catadores da cooperativa de Paraty.

f1994084-8072-4f85-929c-a11755d71823fa46f61c-44e0-4787-b326-b87dd2890e7f6beccb3a-ee1b-476d-8fc6-4b03d210dd46
ec23758e-f3e3-4e22-a50c-8e36a1dc8549b398d252-09f1-44eb-b341-3db78418f78cWhatsApp Image 2019-03-14 at 16.17.03 (1)

 

Seis toneladas de resíduo do óleo coletado na Costa Verde é destinado corretamente na ETE Alegria CEDAE RJ

 Com a suspensão provisória do veiculo do Prove – SEAS RJ, que ajudava a Cooperativa Serra do Mar coletar o óleo de cozinha usado na região da Costa Verde e transportar os resíduos retirados deste óleo para uma estação de tratamento. Nestes últimos três meses, mais de seis toneladas de resíduos foram acumulados nos recipientes e espaços da cooperativa prejudicando a qualidade do serviço de coleta.

Sem Título-1

WhatsApp Image 2019-03-11 at 15.36.55 (1)

 


Prefeitura de Paraty  disponibiliza veículo para o descarte correto das seis toneladas de resíduos  na ETE Alegria -CEDAE RJ

Buscando alternativas para esta questão o Jornal Folha do Litoral, através de uma serie de reportagens tem articulado com as Secretarias do Ambiente de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro, Paraty.com, Lepac – Unicamp, Agenda 21 de Paraty e CBH BIG, um conjunto de ações, que estão sendo implementadas para a retomada da qualidade do serviço prestado pela cooperativa e continuar garantindo a pontuação do ICMS Ecológico para os municípios que fazem parte da campanha –Não Jogue seu óleo pelo ralo.

a

(mais…)

Alunos do COM VIDA promovem educação ambiental no Cais de Turismo de Paraty.

1b235713-842c-4f06-bd1c-e74eb04dece1Em ação de educação ambiental e pesquisa da APA Municipal de Paraty, coordenada pela Secretaria Municipal do Ambiente nesta semana de carnaval, alunos do COM VIDA (Coletivo Jovem) da escola Pequenina Calixto, fazem  entrevistas com barqueiros, turistas e população de Paraty, para subsidiar o estudo de capacidade de suporte da Baía de Paraty.

A regulamentação do setor, a falta do estudo da capacidade de carga dos roteiros dos barcos e a infraestrutura precária do Cais de Turismo, que não possibilita o recolhimento adequado da água de porão e dos resíduos sanitários das embarcações, foram as principais questões apontadas pelos barqueiros.
Veja vídeo

Bloco Arrastão do Jabaquara-2019

12524310_837090179747317_6192269201447554908_n

Em um cenário cultural de rara beleza, o consagrado bloco carnavalesco Arrastão do Jabaquara, tradicionalmente arrasta pelo ritmo do coração a sua comunidade de foliões, formada por crianças, idosos, colombinas e pierrôs que, embalados pelas lindas músicas, recriam as tradições carnavalescas de Paraty. A cada festa de Momo a ala de compositores apresenta novas marchinhas, que embalam o belo entardecer da praia da Jabaquara. O Arrastão combina em seus desfiles os tradicionais bonecos de papel ‘machê’ com as mais badaladas marchinhas de carnaval. A confeccão dos bonecos fica sob a tutela do grande mestre Biba que, além da arte na manufatura destes belíssimos personagens de presença cênica inigualável, arregimenta diversos foliões, muitos deles crianças, que vão carregando os bonecos, tornando-se verdadeiramente a alma dessa festa. As marchinhas são tocadas e cantadas por músicos da cidade, não faltando, é claro, uma versátil bateria. Cantores, instrumentistas e ritmistas “sem preconceito ou mania de passado” incluem, sem perder o foco nas marchinhas, algumas incursões rítmicas de outros gêneros musicais, inclusive com adaptação de temas dos mestres cirandeiros e da tradição local. Estão presentes, no repertório, marchinhas compostas especialmente para o bloco, pela sua ala de compositores e muitas outras já consagradas, de Paraty e do Brasil como um todo. O bloco Arrastão da Jabaquara surgiu há dez anos no bairro da Jabaquara. Seu fundador, mestre Biba, tinha o sonho de retomar os antigos carnavais de Paraty com bailes ao ar livre, tendo como dançarinos os grandes bonecos confeccionados em papel ‘machê’ e, como trilha sonora, as eternas marchinhas. Inicialmente, as músicas eram executadas nos desfiles através de som mecânico. Há seis anos, o bloco incorporou ao seu núcleo uma banda composta por percussões, pastoras, violão, cavaco, metais, cantores.

Ação de Educação Ambiental e pesquisa da APA Municipal de Paraty

Durante os dias do Carnaval,  2 a 5 de março, das 9:00  às 14:00,  a APA Municipal da Baía de Paraty através da Secretaria do Ambiente, estará realizando ações de educação ambiental no Cais de turismo.

 230dee05-7358-4d56-98f8-e2a822a74dfd

Os alunos do COM VIDA (Coletivo Jovem) estarão orientando os turistas a não jogar lixo no Mar e sobre a proteção dos animais marinho, para garantir a conservação da APA da Baía de Paraty. Eles estarão em um stand onde terá exposição de bonecos de animais marinhos em papel marchê, apresentação de vídeos e áudios informativos, e maiores informações sobre a APA com distribuição de folder informativo, lixocar (sacola de lixo) e adesivos da APA. Os jovens aplicarão formulários com perguntas aos barqueiros, turistas e população de Paraty (questionários diferentes) que subsidiarão o estudo de capacidade de suporte da Baía de Paraty.
7829be17-5d44-4857-84a4-2d2f532e1f06764ab4ec-d478-4adf-8730-35b7053b861b

1 2