DIA 2 DE ABRIL DE 2019
AUDITÓRIO DO CEMBRA
Programa

Mediação Isis de Palma
Abertura do Seminário com a palestra A questão urbana – professora Maria de Lourdes Pereira Fonseca, arquiteta e urbanista professora da UFABC, pós doc em CIDADES e professora voluntária de geografia para o cursinho pré ENEN do CEMBRA. A palestra abordou o tema CIDADES, moradia e resíduos sólidos, como os resíduos influenciam os espaços urbanos, organização dos bairros, uso do espaço urbano do ponto de vista da arquitetura e urbanismo, o foco é a importância da coleta seletiva. Lei nacional dos resíduos sólidos e como os municípios devem cumprir a lei.

Mesa 1
1- MOVE –  Renê Duque Wollmann e Camila Paro, Coleta Seletiva, um olhar para o futuro.
2- Mídia Sustentável – Gustavo Miguez –  Coleta Seletiva, a Experiência de Paraty.-
3- SEMAM – Monica Nemer – A questão da Coleta Seletiva e a política pública. .

Mesa 2
Campanha Não Jogue seu Óleo pelo Ralo – vídeo– Domingos M. Oliveira  Folha do Litoral, informe sobre a Campanha.

Mesa 3
– Cooperativa de Catadores e Catadoras de Paraty – A experiência dos catadores, o dia a dia da Coleta Seletiva – fotos e áudio do som do caminhão da coleta – Cris.
Mesa 4
A experiência da Pequenina Calixto, relato da atividade de limpeza das praias Pontal e Jabaquara por meio do Vídeo feito pelo Folha do Litoral, fala complementar da Professora Débora Guimarães e alunos Rafaela e Samyr,  representantes da COMVida.
Mesa 5
CEMBRA – Desafios para o Processo de implantação da Coleta Seletiva na Escola – Responsabilidades Compartilhadas, prof Carla e prof Luiz Américo.