A Diversidade da Poesia Baiana

22 de julho de 2020

A Diversidade da Poesia Baiana

Um tema que abordará os fazeres poéticos na contemporaneidade a partir da diversidade existente na Bahia, principalmente por seu fator geográfico, sendo um estado com proporções de um país, por sua extensão. Além de ser terra mãe de grandes nomes da poesia brasileira, a Bahia também é o lugar mais bem marcado na história do Brasil, tanto na exploração e nascimento do atual país, em 1500, como também o pontapé na independência do Brasil. Tudo isso já nos traz a ideia de multiplicidade, o que vem gerando essa grande convergência em diversas áreas da cultura. E uma delas é a literatura.

Para dialogar sobre essa diversidade da poesia baiana, teremos: Gabriel Nascimento, Verônica de Souza Santos, Ivan de Almeida, Geraldo Lavinge de Lemos, Tiago Oliveira e Magnus Vieira (*).

(*) Gabriel Nascimento, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia; Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo, foi Visiting Scholar na universidade da Pensilvânia, Estados Unidos; É autor do Livro “Racismo Línguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”, além de diversos livros de poesia e vários artigos em periódicos especializados.

Verônica de Souza Santos, professora de língua portuguesa da rede federal e doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia; É membro da Academia de Letras de Porto Seguro e da Organização Universal Zulu Nation – Nova York; Pesquisadora da leitura e escrita de mulheres e homens negros.

Ivan de Almeida; Jornalista, poeta e editor; Fundador da Cogito Editora e organizador geral do projeto Bardos Baianos.

Geraldo Lavinge de Lemos; Advogado e poeta; Membro da Academia de Letras de Ilhéus; Autor de seis livros; foi parecerista ad hoc da Editus (Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz) e membro de comissão julgadora de concursos literários.

Tiago Oliveira, neto do poeta Nestor Oliveira; Fundador do projeto Poesia em Trânsito; Autor de diversos livros infantis; Membro da Academia de Letras (Brasil/Suíça).

Magnus Vieira; Poeta e Gestor Cultural (UESC), graduando em Comunicação Social – Rádio e TV (UESC); Coordenador no projeto Bardos Baianos, no território Costa do Descobrimento.

EXPEDIENTE:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83;
Inscrição Municipal – 43168;
Jornalista Responsável – Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173;
Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Domingos M. Oliveira;
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228;
Email: flitoral@paraty.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.
Folha do Litoral Costa Verde