Encontro de Saraus OFFflip OBS – Cultura e Biodiversidade

Desde 2019 a OFFflip realiza o Encontro de Saraus. Inicialmente, participaram saraus do Rio de Janeiro. Nesta 17ₐ, além dos tradicionais saraus Apperj, Balcão Poético (Rio), Fio Multicultural (Rio), Polem (Rio), Ratos Di Versos (Rio) e UBE (Rio), parceiros da OFFflip e com a ideia de cada vez mais incluir outras vozes, contamos com a adesão dos saraus Atemporal (Casemiro de Abreu-RJ) e Vidas na Mira (Itacaré-BA), para um encontro poético online, informal e energético.

Saraus

APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro) conta com cerca de 50 associados e completou, em 2021, 32 anos de resistência no campo lítero-artistico e cultural, com abrangência não apenas no Brasil, mas também no exterior, por meio de seus delegados regionais. Em razão da pandemia, a APPERJ se adaptou à nova realidade e transformou suas ações e atividades presenciais em projetos e eventos online. Atualmente, além de minipalestras e do sarau bimestral Te Encontro na APPERJ, pelo perfil na plataforma Instagram @apperj.poesia, a Associação vem publicando, nas redes sociais, “A APPERJ lê a Poesia Nacional”, sob a curadoria do poeta e diretor apperjiano Luiz Otávio Oliani; e ” Dica Literária ” e “Rota da Poesia”, ambos os projetos sob a curadoria da poeta e diretora Val Mello.

Atemporal– O Sarau Atemporal é um coletivo que tem como missão transformar Casimisiro de Abreu/RJ na Capital da Poesia e disseminar nossos artistas pelo mundo. Imbuídos no propósito do formato de Gestão compartilhada, todos são convidados a participar dando ajuda prática, sugerindo ideias e compartilhando suas expressões artísticas e projetos.

Os encontros acontecem aos sábados, de forma ininterrupta, passando de 60 edições, sempre aberto a poetas, músicos e toda forma de arte dos quatro cantos do Brasil e Exterior.

Balcão PoéticoO Sarau Balcão Poético (Coletivo CEU) tem como proposta histórica a realização de encontros periódicos da arte independente carioca, realizando e reafirmando a pluralidade de talentos nem sempre reconhecidos pela grande mídia ou pelo mercado. Nascido nos anos 1970, perdurou até o ano de 1993, no Teatro da CEU. Foi retomado em janeiro de 2017, pelo coletivo CEU, a partir do lançamento do livro a Universalidade da CEU – Histórias da Casa do Estudante Universitário (Rio), de João Bosco Gomes, Carlos Dei Ribas e Domingos Moura Oliveira.

FioMulticultural O Sarau FioMultiCultural é um dos projetos da Fio Cultural Produções, e acontece no Rio de Janeiro, esporadicamente, desde 2015, sob coordenação da poeta, produtora e jornalista Clécia Oliveira. Tem como objetivo apresentar trabalhos artísticos e também projetos de educação e comunicação em várias linguagens, formatos e mídias.

facebook.com/fiocultural – instagram.com/fiocultural

Polem– O Sarau Polem começou em junho de 2008, aos pés da Pedra do Leme, em plena orla do Rio de Janeiro. Atualmente, é produzido e apresentado pelo poeta Marcelo Mourão (seu criador) e por Andrea Boaventura (poeta, médica e cantora), com edições mensais na Lapa, no Multifoco Bistrô e online.

Ratos Di Versos– O Ratos di Versos não é um coletivo designando seres iguais, ao contrário é uma coletividade de seres Di versos. Reúnem-se na rua, transmite uma doença perigosa, e vem sempre aumentando seu bando, como Ratos. Começou e não tem hora para acabar. surgiu em 2006, 15 anos, e segue pandemia adentro: todas as quintas das 21h até o último poema. Curta nossa página no Facebook, e para sua diversão – venha de versinhos!

UBE– A União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) é uma das mais antigas associações de escritores do Brasil. Criada em 17 de janeiro de 1958, resultado da fusão da Sociedade Paulista de Escritores com a Associação Brasileira de Escritores, teve como primeiros e principais líderes Sérgio Milliet e Mário de Andrade. São 61 anos de trabalhos em prol da literatura brasileira.

Vidas na Mira– O sarau Vidas na Mira nasceu com intuito de promover encontros de várias vertentes artísticas do Brasil e do mundo, além de apresentações, oferece oficinas formativas e bate-papos sobre temas urgentes e necessários. O sarau já tem data marcada para sua estreia, que será 18, 19 e 20 de novembro, às 19 horas. Com total enfoque para os artistas pretos, periféricos, e com espaço para a diversidade, teremos o primeiro dia com bate-papos, o segundo com oficinas, e o terceiro, com o sarauzão. Foi idealizado por Roger Ferreira, organizado por ele e Igor Luiz, com apoio de Sheila Shew e Valdeck Almeida (poetas).

Participantes

ApperjJorge Ventura (poeta, escritor, editor, ator, jornalista e publicitário. Presidente da APPERJ), Júlio Corrêa ( publicou 05 livros: Entre Romeus, Miopia social, Substantivo desvairado-sedutor, Íntimas sensações (poesias) e E-mails para Clarice (romance). Premiações literárias em destaque: finalista do Prêmio Literário Flipoços e Amare Livros/2021, com o livro Entre Romeus; vencedor do Troféu Literatura ZL Books/2020, com o livro Miopia social; 1º lugar no I Concurso de Poesias Homoafetivas do RJ e 1º lugar no 27º Festival de Poemas de Cerquilho), Luiz Otávio Oliani (cursou Letras e Direto. Professor, escritor e diretor de Comunicação Social da APPERJ. Em 2017, o Brasil no IV EPLP em Lisboa. Participa de mais de 200 livros coletivos…).

Atemporal Walmir do Carmo, de Itabuna (BA), poeta, ator, ambientalista, agitador cultural, fundador do Projeto Beleza Negra desde 1987. Adm. Empresas e pós graduado em Desenvolvimento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Mariney Klecz – Paranaense, de Apucarana. Graduada em Geografia pela UFF, pós graduada em Planejamento Ambiental pela Queen’s University of Belfast (Irlanda do Norte). Escreve poemas, trovas, contos e livros infantis Presente em antologias. Participa do Cenáculo Fluminense de História e Letras e do ELOS Clube- Niterói. Co-fundadora e coord. do CLARON – Niterói. Ramírio Nunes – começou no universo da música aos 15 anos, participou das aulas da banda filarmônica Francisco Pedro da Silva Neto, em Ouricuri-PE, com o Maestro Edvaldo França, tocando trombone de vara.

Balcão Poético Mauro Neme (Produtor e articulador cultural, poeta, fundador do (extinto) NEC – Núclo Experimental de Cultura: Programa Universidade Livre; Reggae Nec;Banda Lumiar – atual Cidade Negra; KMD5, com Marcelo Yuka – da qual nasceu O Rappa) e do projeto atual, que coordena, Esolinha di Menor Cidadão). Sol De Paula (de Niterói. Psicóloga por formação e poeta por inspiração. Membro correspondente da Academia de Letras do Basil/Suíça e do Coletivo Afeto Poético. Coautora de antologias poéticas). Edu Planchêz (Sillatian) – Poeta visceral, performer, vocalista de várias bandas de rock no Rio de Janeiro e São Paulo, como a Blake Rimbaud. Vivenciou a residência na pedagogia da CEU-Rio. Montou “Blake Rimbaud ao vivo – A Aventura Poético-Musical de Edu Planchêz”.

Fio MulticulturalClécia Oliveira (Produtora cultural/audiovisual/editorial, jornalista e revisora de textos com graduações e pós-graduações nas áreas de Letras e Comunicação), Ednize Judite (professora e terapeuta do Método Aletheia. É graduada em Letras e mestra em Educação), Gringo Carioca (graduado em Ciência da Religião, mestre em Línguas e Literaturas Neolatinas e doutor em Literatura Comparada).

Polem – Marcelo Mourão (Doutorando em literatura brasileira, escritor, organizador do Polem e da UBE). Carla Carnevale (Nutricionista,Poeta, Estudou Licenciatura em Letras -Português/Francês na instituição de ensino UERJ. Noélia Ribeiro (Escritora).

Ratos di Versos Alexandre Humberto Andrei – (www.facebook.com/poesiasemheroi, astrônomo, professor, goleiro, pai, avô, viúvo, (e)namorado, niteroiense e de outras cidades pelo mundo. Conciso. Na poesia, não), Dan Juan Nissan Cohen (poeta, divulgador literário, artista, performer e ativista cultural),Karla Sabah (cantora e poeta negra, autora do livro Rainha de Sabah,promove leitura e interpretação em lives semanais)

UBE – Eurídice Hespanhol – Poeta, Graduada em Pedagogia (2012) e em Letras – Espanhol (2009)., ambas pela Universidade Estácio de Sá pela Universidade Estácio de Sá. Trabalha com Educação, literatura e linguagens, atuando nos temas: história, gênero, feminismos, literatura e mulheres. Aluna do Programa de Mestrado em educação da FFP/UERJ- Formação e desigualdade sociais. Edir Meirelles – Escritor.Trabalha na Academia Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores – Ube-RJ. Isabela Thiago de Mello, poeta amazonense, atriz e produtora de teatro, filha do escritor Thiago de Mello, nasceu no Chile, mas foi naturalizada brasileira na cidade de Manaus. Reside no Rio de Janeiro. Autora do documentário “Thiago de Mello, 70 anos de Amazônia” e ainda em fase inicial, do projeto: “As Antigas Civilizações Amazônicas”.

Vidas na Mira Roger Ferreira (23 anos, natural de SP, reside a cerca de 21 anos em Itacaré-BA. Graduando teologia pela UNEB. Ator, poeta e escritor; produtor cultural, oficineiro, palestrante, performer, ativista. Autor do livro Poeta de Nada, com participações nas antologias poéticas Bardos Baianos, Traficando Poesia, Poetas Pela Paz 1 e 2, Resistiremos, Café com Versos, Café com Poemas, membro do FLISBA (Festival Literário Sul-BA), Igor Luiz (estudante de Engenharia Civil (UESC), escritor, poeta, participante da construção das antologias Bardos Baianos e Primavera Literária, membro da Flisba)

Flitoral Comunicar@ções para a vida

Contribua com esta produção: faça um PIX a partir de R$ 10,00 e Concorra ao Sorteio de uma Cesta Básica – OBS. Chave do PIX 22.841.425/0001-66. Envie o comprovante do PIX para flitoral21@gmail.com

SERVIÇO:

Encontros de Saraus OFFflip OBS – Cultura e diversidade

DIA: 20/08 (sexta)

HORA: 18h

LOCAL: www.folhadolitoralcostaverde.com e @flitoral/Youtube

EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário