‘Entre Nós’ – Teatro

27 de julho de 2020

Entre Nós é um espetáculo que está sendo produzido durante essa quarentena no local de isolamento de três atrizes. O espetáculo é todo pensado especialmente para ser veiculado em streaming.

A trama aborda um misterioso confinamento feminino, que aos poucos vai revelando marcas psicológicas profundas causadas pela violência que o sistema capitalista cristão deixa nas pessoas, nesse caso, em especial nas mulheres. Mistura-se ao confinamento fictício das personagens, questões concretas experimentadas por diversas mulheres no contexto da quarentena, como o aumento da violência doméstica, que subiu em inacreditáveis 50% durante o período de isolamento.

A ideia do espetáculo surgiu a partir de uma performance que as três atrizes Karina Diniz, Roberta Mancuso e Zylus Hirpo realizaram, em parceria com Maria Rita Rezende, em resposta ao Ministro da Saúde de Israel, Yaakov Litzman e ao Pastor de uma igreja em Cleveland, nos Estados Unidos, pelas declarações homofóbicas e machistas de que o coronavírus seria um castigo de Deus pela homossexualidade e pelo aborto.

A performance inicial que gerou o espetáculo foi baseada em um trabalho com o mesmo nome, Entre Nós, que estava sendo ensaiado e produzido no final de 2019 e que foi interrompido pela pandemia. O espetáculo virtual é um desdobramento desse trabalho, que intercala recursos audiovisuais com a linguagem do teatro.

Elenco:

Karina Diniz, Roberta Mancuso, Zylus Hirpo

Roteiro e Direção: Roberta Mancuso / Direção de Imagem e Edição: Tiago Liel / Assistência de Direção: Karina Diniz / Assistência de Roteiro: Barbara Hauret e Karina Diniz / Supervisão de direção: Maria Rita Rezende / Arte Gráfica: Oirã Ferrer / Produção: Marselha Mercedes e Raquel Polydoro / Produção Executiva: Karina Diniz, Raquel Polydoro, Roberta Mancuso e Marselha Mercedes / Figurino: Carla Costa

Folha do Litoral Costa Verde