Mata Atlântica -Tempo de Regeneração: O Fim das Queimadas

25 de outubro de 2020

Vídeo III – Mata Atlântica: O Fim das Queimadas
Prof. Dr. Carlos Fernando de Andrade

O prof. dr. Carlos Fernando Andrade disse que nos últimos 20 anos, o projeto ‘O Fim das Queimadas na Mata Atlântica’ conseguiu reunir o empenho, a ação, um pouco de recursos de vários moradores, comércio, empresas, hotéis, promovendo o plantio de milhares e milhares de árvores na beira da estrada (BR 101) e que nos últimos dez anos o Programa Carbono Compensado/Lepac, da Unicamp – programa de educação e de conversão das emissões de carbono no plantio de árvores, também conseguiu trazer milhares de plantas para a proteção dos acostamentos das margens da beira da estrada.

Com isso, afirmou, evitou-se as queimadas, dezenas e dezenas de queimadas que ocorriam anualmente, permitindo a autorregeneração da Mata Atlântica, explicando que aquele capim que queimava, e queimava a borda da Mata Atlântica, agora está sendo recolonizado pelas sementes das árvores do alto da mata, que descem pelos taludes. “Isso é uma maravilha. Esta é a recuperação que planeta espera que a gente aqui na Costa Verde e em Paraty faça. Essa região é um dos 25 ‘hot spot’, pontos quentes de biodiversidade do planeta”.

O planeta está olhando isso, a Unesco, enfim todos estão olhando, para ver se Paraty mantém,  continua e consegue melhorar essa preservação da Costa Verde, muito importante no litoral do Brasil”, salientou, complementando ser essencial a manutenção de um programa para sustentar Paraty e Ilha Grande dentro desse programa da Unesco de Patrimônio Mundial Cultura e Biodiversidade.


EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082  –  WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral 

** As opiniões nos artigos, documentários e matérias pagas não são de responsabilidade e nem expressam necessariamente a opinião do jornal.

Folha do Litoral Costa Verde