OFFlip OBS – Cultura e Biodiversidade no dia do Agricultor

Articulando a promoção das moedas locais desenvolvidas pela Agenda 21 de Paraty nestes ultimos 21 anos, realizadores da OFFflip 2021 participam das comemoração do Dia do Agricultor, anunciando a Offflip OBS Cultura e Biodiversidade, que acontecerá de 18 a 21 de Agosto, comemorando 361 anos do Caminho do Ouro, 50 anos do Parque Nacional da Serra da Bocaina e 26 anos de jornalismo proativo, multicultural e socioambiental protagonizado pelo jornal Folha do Litoral Costa Verde – Flitoral na região da Costa Verde.

OFFlip OBS – Cultura e Biodiversidade no dia do Agricultor

Em entrevista ao Flitoral, preparando uma galinha caipira para degustação no evento, o prefeito Luciano Vidal destacou que Paraty é Patrimônio do nosso povo e Patrimônio Mundial, uma cidade de todos e única na América Latina a ter o título da UNESCO pela Cultura e Biodiversidade, bem como o título de Cidade Criativa da Gastronomia. Perguntado sobre Agenda 21 de Paraty, instituida oficialmente por lei municipal, proposta por ele, quando vereador, respondeu que a Agenda 21 está sendo realizada de diversas formas no município.

O secretário de Cultura, José Sérgio de Barros, enfatizou o apoio da Secretária de Cultura ao evento OFFflip Cultura e Biodiversidade, destacando que todas as moedas locais de Paraty “se juntam diante de todo este trabalho de preservação da nossa cultura e biodiversidade, que são importantes para o desenvolvimento da cidade”. José Sérgio finalizou, ressaltando os títulos de Cidade Criativa pela Gastronomia (2017), Patrimônio Mundial pela Cultura e Biodiversidade (2019) e reafirmou: ” OFFflip OBS, Cultura e Biodiversidade e Patrimônio!”

O secretário municipal de Agricultura, Márcio Alvarenga, observou que a agricultura faz parte das moedas locais e que Paraty é Patrimônio Mundial também pela agricultura e pesca, e que para ser Patrimônio da Humanidade, tem que ser primeiro Patrimônio dos paratienses, pois “a gente é que fez ser Patrimônio Mundial”.

O subsecretário de Agricultura, Vagno Martins, observou que agricultura e a pesca são as principais culturas da cidade e que o evento ‘O Básico da Sexta – OFFflip OBS, Cultura e Biodiversidade’ complementa e dá visibilidade ao que vem sendo construído ao longo de muitos anos, como a Agenda 21 de Paraty, a Gastronomia Sustentável, o projeto de coleta de óleo – Não jogue seu óleo pelo ralo, ações que garantiram à cidade de Paraty tornar-se Patrimônio Mundial, “graças também à participação dos agricultores e, em especial, à presença participativa do Folha do Litoral Costa Verde – Flitoral”, finalizou.

Interpretando ‘Capitulino Pantalone’, uma homenagem aos Mascaradinhos de Paraty, Domingos Oliveira apresenta o carro de Coleta de Óleo, do programa de educação ambiental ‘Não jogue seu óleo pelo ralo‘ e a moeda socioambiental Sabão Brilho Natural , que promove a campanha Paraty e Ilha Grande Patrimônio Mundial e o Saneamento da Região da Costa Verde.

A cantora e compositora Karina Braz apresenta a moeda cultural do seu Show Caiçara Canoa, uma atração especial da OFFflip OBS – Cultura e Biodiversidade, que acontecerá no dia 21 de agosto, na Pedra da Macela.

EXPEDIENTE:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável – Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário