Prove Costa Verde apoia campanha de arrecadação de tampinhas e óleo de cozinha da Secretaria de Agricultura – Seappa/RJ, em prol dos animais.

16 de julho de 2021

Carlos Dei Ribas /João Bosco Gomes

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA-RJ, lançou nesta quinta-feira (15/07), no Palácio Guanabara, as Campanhas de coleta/arrecadação de tampinhas e óleo de cozinha, em prol dos animais, em parceria com a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS-RJ, as ONGs Rio Solidário, Rio Eco Pets e a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Óleo Serra do Mar. Participaram do evento o governador Cláudio Castro, a primeira dama Analine Castro (presidente de honra da Rio Solidário), os secretários da SEAPPA e da SEAS, Marcelo Queiroz e Thiago Pampolha, as presidentes da Rio Solidário e da Rio Eco Pets, Heloisa Aguiar e Fernanda Perissé, além de convidados defensores da causa animal.


Representando a campanha de educação ambiental “Não jogue seu óleo pelo ralo” – Prove/Costa Verde , a presidente da Cooperativa Serra do Mar, Ladjane Silva e o cooperado Caio Francisco estiveram presentes no evento, para celebrarem a recente assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SEAPPA e a Cooperativa Serra do Mar, visando à promoção, consolidação e operação do programa de coleta seletiva de óleo vegetal (óleo de cozinha) usado, no Estado do Rio de Janeiro, conforme Plano de Trabalho previamente aprovado pelas partes, que torna-se parte integrante deste Acordo de Cooperação. A Cooperativa Serra do Mar, passa também a agregar às suas atividades a causa do pet.

Considerações

Cláudio Castro – Distinguiu a importância do trabalho em parceria que “leva a política pública mais longe”. Parabenizou o trabalho das Secretarias, das Ongs e das pessoas que devotam a vida para cuidar dos animais. Disse que escolheu Marcelo Queiroz para tocar este projeto (RJPet), devido ao amor e a devoção que ele carrega nas causas que defende e por ser um apaixonado pela vida. “Proteger o ambiente e os animais, é um trabalho de todos nós”.

Analine Castro –Enfatizou a importância desta campanha que ao seu ver, aumentará a arrecadação que será revertida para castração de animais, bem como para cuidados e compra de ração. Disse estar feliz com o engajamento de mais pessoas, ratificou o seu compromisso com a causa animal e parabenizou o trabalho da Rio Eco Pets e colocou a Rio Solidário como ponte para quem quiser aderir a esta causa.

Marcelo Queiroz – Falou que esta campanha trabalha nas duas pontas: a reciclagem e a educação ambiental, gerando valor agregado, que é investido na castração de animais em situação de vulnerabilidade. “É um projeto que já acontece desde 2018 – Rio Eco Pets, o governo tem que ser uma extensão da sociedade civil. Acho que o nosso papel é agregar e ajudar iniciativas que já dão certo. Com a entrada da primeira dama e do Rio Solidário vai ser um sucesso total. A ideia é levarmos para todas as prefeituras”.
Em relação à parceria com a Cooperativa Serra do Mar (PROVE Costa Verde), disse que toda e qualquer cooperativa é a solução para o Estado do Rio de Janeiro, que precisa de união. “Toda parceria com cooperativas é frutífera”. Marcelo Queiroz ficou de agendar reunião com Ladjane Silva e Caio Francisco para discutirem detalhes de ação do Acordo e adiantou que está fechando parcerias com a Associação de Supermercados – Asserj, para a coleta de óleo usado das unidades e também transformá-las em ponto de coleta para o público.

Fernanda Perissé – Falou sobre o Rio Eco Pets, que trabalha as questões ambiental e animal – associando a castração ao controle populacional que, “além de ser cruel o animal na rua, é uma questão de saúde pública” – e também a educação ambiental nas escolas, conscientizando desde a base.

Thiago Pampolha – Ressaltou o trabalho da SEAPPA, observando que a SEAS está à disposição para atuar em conjunto para que possam ajudar a cadeia produtiva da reciclagem, gerar emprego e renda e contribuir com a causa da defesa animal.

Ladjane Silva – Disse estar ali para o lançamento das campanhas com a SEAPPA que, num primeiro momento, tem o intuito de arrecadar as tampinhas de garrafas PET e o óleo vegetal e que esse material será revertido para a nobre causa animal, que precisa de grande atenção. Ressaltou que a Cooperativa Serra do Mar, que já tem um trabalho de educação ambiental em associações de moradores e escolas, em que o resultado do material coletado já é revertido e agora vai agregar essa parte do pet.

Para ela a gravidade do problema é quando muitas crianças recebem de presente animais – “que não são apenas bichinhos de estimação, pois são seres com sentimento que precisam de amor e cuidado” – e, posteriormente, muitas perdem o interesse, como se fossem um brinquedo e os descartam, observando que aí é que entra a importância do trabalho das cuidadoras, que os recolhem, tratam, cuidam e buscam um novo lar para adoção. Enfatizou que é uma grande satisfação participar e poder colaborar com essa causa.

Caio Francisco – É um evento que nos traz gratificação, pelo reconhecimento do trabalho, por nos terem escolhido para fazer parte desta campanha, que trata: do solidário – cuida dos animais; da geração de renda para os cooperados – o social; e cuida da questão ambiental. É um projeto que já existia e foi ampliado, beneficiando toda uma cadeia, concluiu.

EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082  –  WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral 

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Folha do Litoral Costa Verde