Reestruturação do PROVE Costa Verde

26 de janeiro de 2020

A Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, através da coordenação do Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal – PROVE, em parceria com a Agenda 21 de Paraty, Comitê de Bacias da Ilha Grande – CBH-BIG e as prefeituras de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e rede de parceiros, promovem a reestruturação do Programa de Educação Ambiental – Não jogue seu óleo pelo ralo / Prove Costa Verde.

WhatsApp Image 2020-01-27 at 11.58.41 (1)a32b4449-63e3-4dee-b591-4b365f1bf9dd a8532a00-b4d6-4d2e-930d-6601867fcedb

Reunião de reestruturação do Programa em Angra dos Reis, na sede do CBH- BIG, com a participação dos representantes das prefeituras de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro, Cooperativa Serra do Mar, Agenda 21 e  CBH- BIG com a participação de Alcimar Targino – coordenador do Prove.

Fotos - CBH-BIG - 06.12 348 certificação cc angra

Agenda 21 de Paraty faz a entrega do certificado Carbono Compensado Lepac – Unicamp pelas emissões evitadas com a coleta de óleo na Costa Verde ao representante da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Alcimar Targino , coordenador do PROVE.

Em onze anos este Programa de Educação Ambiental coletou mais de um milhão e seiscentos mil litros de óleo que, transformados em matéria-prima, foram utilizados pelas indústrias para produção de sabão e biodisel. Uma quantidade expressiva, mas que ainda representa menos de 5 % do óleo jogado nos lixões e ralos das praias da Costa Verde que, como “afluentes” dos rios, poluem a Baía da Ilha Grande.

O sucesso desta campanha se deve à adesão da rede de restaurantes de Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio Claro, do projeto de coleta nas escolas, da chancela do Passaporte Verde e da parceria com as prefeituras, instituições e empresas da região, aliada à campanha do PROVE .

Com a adesão das escolas públicas e privadas e a inclusão da coleta do óleo na pontuação do ICMS Ecológico, que amplia a captação de recursos para as prefeituras de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, este programa regional consolida o seu reconhecimento na RIO+20, como uma referência pela campanha Global Passaporte Verde PNUMA

Folha do Litoral Costa Verde