Laura Mariá, um grito de resistência quilombola

Pensar, refletir, praticar, poder avançar, transformar isso em política é o

que a gente ama, nossa grande luta é isso, qualificar a política para

transformar”.

Laura Maria dos Santos

O Jornal Folha do Litoral Costa Verde lamenta o falecimento de Laura Maria dos Santos, neste sábado, aos 64 anos, que nos deixa, além de 2 filhos e 3 netas, um grande legado no Quilombo do Campinho.

E fazendo uma ressurgência de memórias da nossa convivência com esta grande guerreira, em tempos diversos, deixamos aqui a nossa singela homenagem a dona Laura Mariá, que a conheci em outros tempos, dando a sua contribuição pelo resgate da auto estima e dignidade de jovens adolescentes na comunidade do Turano (Rio de Janeiro) com seu projeto “Juventude Alça Vôo”…

Um belo dia Laura Mariá decidiu se reconectar com as suas raízes. Viajamos até o Sertão do Taquari, onde chegamos um pouco tarde da noite e fomos hospedados por Domingos Oliveira, em sua residência. No dia seguinte, Laura Mariá embarcou cedo para o Quilombo do Campinho, retomou suas raízes e criou uma linda história para tanta gente, semeando arte e humanidade, por tantos conhecida.

Laura Mariá: sorriso farto e contagiante, deixava ensinamentos por onde passava, liderança quilombola do Quilombo do Campinho da Independência, Paraty, RJ, contadora de história, educadora, cantora de samba de raiz, compositora, intérprete, escritora, griô e mestra Jongueira do Jongo do Quilombo do Campinho, expoente “de projetos, sonhos e grande contribuição memorável na cultura quilombola”, ex-diretora da AMOQC (Associação de Moradores do Quilombo do Campinhoda Independência), dirigente fundadora da ACQUILERJ – Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro.

Laura Maria dos Santos tornou-se figura central na Dissertação de Mestrado de Edileia de Carvalho Souza Alves (PUC/RJ – 2014) sobre as relações de construção social e educativa diferenciada no Quilombo do Campinho (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24106/24106.PDF).

Carlos Dei Ribas

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

3 respostas para Laura Mariá, um grito de resistência quilombola

  1. Anônimo diz:

    Laura Mariá, que sua passagem seja plena de Luz, irmã! Que sua risada gostosa, seu canto lindo e sua energia de luta sigam ecoando entre as estrelas, a nos inspirar! 🌟🙌🏽💖 Seu legado de ensinamentos será transmitido às novas gerações, com muito Amor! Meus sinceros sentimentos a todos amigos do Quilombo do Campinho e aos familiares da nossa querida inesquecível Laura!

  2. Luiza Faria diz:

    Recebi a notícia da perda dessa Guerreira e Grande amiga Laura, com muita tristeza!
    Que vc faça sua trajetória espiritual em caminhos de Luz!
    Gratidão por tantos ensinamentos…
    Meus sinceros sentimentos à toda Comunidade Quilombola e a todos os amigos!

  3. Anônimo diz:

    Recebi a notícia da perda dessa Guerreira e grande amiga Laura, com muita tristeza!
    Que você faça sua trajetória espiritual em caminhos de Luz!
    Gratidão por todos os ensinamentos!
    Meus sinceros sentimentos à toda Comunidade Quilombola, e a todos os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *