A paralisação dos veículos do Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal – PROVE da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA-RJ), decorrente do momento de transição de governo no estado do Rio de Janeiro, tem dificultado o funcionamento das cooperativas e afetado consideravelmente a qualidade do sistema de coleta de óleo de cozinha usado, proposto por este programa da SEA- RJ.
Na RIO + 20, através da campanha PROVE Costa Verde – Não Jogue seu óleo pelo ralo, este programa foi reconhecido como referência em educação ambiental pela Global Passaporte Verde – PNUMA.
Comunicado Cooperativa Serra do Mar
Prezados parceiros, amigos e apoiadores,
Informamos que continuamos sem o carro do Prove.
Este veículo é fundamental pois, além de coletar o óleo na região, transportava para a estação de tratamento no Rio de Janeiro, todo o resíduo orgânico retirado do óleo coletado.
Como estamos praticamente há três meses sem este veículo, acumulamos mais de 5 mil kg de resíduos e estamos buscando uma solução urgente para o destinarmos corretamente, uma vez que não temos mais espaço na cooperativa para armazená-lo e a sua decomposição está prejudicando a salubridade do local.
Estamos empenhados em conseguir uma alternativa emergencial. Em princípio, precisamos de um caminhão tanque, com um preço especial ou cedido por uma empresa, para levar este resíduo para o Rio de Janeiro, ou então destiná-lo no aterro sanitário de Angra dos Reis.
Enquanto isso, estamos fazendo um esforço muito grande para atender a região, mas vamos precisar do apoio de todos para conseguirmos a volta do carro do Prove.
Porém, não podemos descartar a possibilidade de um outro veículo, em consórcio com o Comitê de Bacias e as prefeituras de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, pois esta coleta também amplia o ICMS Ecológico e diminui o custo de manutenção das redes de esgoto destes municípios e é primordial para a manutenção desta campanha.
Um abraço a todos
Ladjane
Diretora da Cooperativa Serra do Mar
Compartilhe este vídeo e ajude a manter esta campanha de educação ambiental – Não jogue seu óleo pelo ralo.