Mantendo sua tradição, a 18ª OffFlip será realizada no período original da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – em formato semipresencial, “antropofagiando”, nesta edição, os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em foco, poetas, escritores, músicos, performers, dançarinos, mortais da Academia de Todas as Letras soltarão a voz e desamarrarão os nós, considerando a realidade de desconstrução da cultura e das conquistas sociais.
Em 2020, devido à tragédia da pandemia de Covid-19, a tradicional FLIP foi cancelada. A OffFlip, com seu espírito OFF, abraçou a Flip com a OffFlip Transviral – Homenagem a Carolina Maria de Jesus, um respiro poético em meio ao isolamento social, abrindo perspectivas para artistas e produtores, fortalecendo os negócios locais.
Em 2021, realizou-se a “OffFlip OBS – O Básico da Sexta, Cultura e Biodiversidade ”, comemorando os 361 anos do Caminho do Ouro, os 50 anos do Parque Nacional da Serra da Bocaina e os 26 anos do Flitoral. Em destaque o Sítio Misto Paraty e Ilha Grande Patrimônio Mundial e as Moedas Locais da região.
Este ano, com o apoio de amigos e parceiros estamos empenhados em realizar a 18ª OFFflip – Semana de 2022 em Paraty, no período de 28 a 30 de julho.
Compartilhe, comente e financie essa “contramola” que resiste.
PROGRAMAÇÃO
Quinta – 28/07 – Casa da Cultura de Paraty
Abertura 18h
18h30 – ‘Etnografia de um sambista’
Nessa mesa, o cineasta Noilton Nunes, diretor do documentário sobre Edeor de Paula , “Etnografia de um sambista”, fala sobre a produtiva parceria que teve com o compositor, entre outras, no projeto Caravanas Euclidianas, que levou a obra de Euclides da Cunha para estudantes e professores.
19h – Lançamento do livro ‘Memórias de um Sambista’ – biografia de Edeor de Paula – de Cícera Maria
A artista-plástica, atriz, youtuber, escritora/poetisa, contista e biógrafa Cícera Maria fala sobre o seu livro que lança luz sobre o sambista e compositor Edeor de Paula, criador do samba-enredo “Os Sertões”, ganhador do Estandarte de Ouro 1976 pela Escola de Samba Em Cima da Hora.
19h30 – ‘Poesia versus letra musical’
O poeta, letrista, pesquisador e escritor Euclides Amaral falará sobre a influência da poesia provençal do século XI e ibérica do século XVI na formação de letristas brasileiros do século XIX ao XXI.
Euclides lança luz sobre a relação entre a poética da palavra cantada e da palavra escrita, mostrando que a poética popular, histórica e esteticamente, é tão importante quanto a poética do campo erudito.
20h – Homenagem ao maestro Matias Capovilla
A comunidade paratiense presta homenagem ao maestro Matias Capovilla, que nos deixou em junho, e, nos últimos seis anos, foi diretor musical do programa Sesta Básica, da Rádio Núcleo, além de professor na Casa da Cultura de Paraty.
Matias Capovilla promoveu a integração dos músicos da cidade e os projetos Sexta Básica, Sarau Proético Samba, Fórum da Paz – Guaranis, Orquestra Popular de Paraty, Banda sem Destino, Homenagem Salve Zé Kleber, Mostra Capô 80, Concurso de Marchinhas e Oficina do Som & Jovens Talentos.
Autor de trilhas sonoras de vários filmes de TV e cinema, dentre eles “Harmada” e “Nervos de Aço”, dirigido por seu pai, Maurice Capovilla, Matias iniciou sua carreira em São Paulo como instrumentista, arranjador, produtor e compositor nas bandas Sossega Leão (1983), Hard Bop & Café (Free Jazz Festival de São Paulo de 1991), Orquestra Heartbreakers (1987-2000). Com oito discos gravados, participações em festivais na França, Portugal e Cuba, Matias Capovilla integrou a banda Havana Brasil e fez arranjos para Cauby Peixoto, Zé Miguel Wisnik, Péricles Cavalcanti, Elba Ramalho, Rita Lee, Bocato e Orquestra Experimental de Repertório com o Maestro Jamil Maluf (SP).
20h30 – Degustação de produtos da Gastronomia Sustentável de Paraty
Apresentação de produtores locais e restaurantes que vêm resgatando a cultura gastronômica caiçara e quilombola da região com o movimento “Gastronomia Sustentável de Paraty”, o que já resultou no reconhecimento de Paraty, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, como “Cidade Criativa pela Gastronomia”.
A Gastronomia Sustentável de Paraty foi lançada em 2 de julho de 2008 na OFF FLIP Pratos Literários da GS. O projeto piloto teve como base o projeto de Agroecoturismo, o Plano de Governo das Comunidades e como referência, as exigências da Agenda 21 para a Indústria de Viagens e Turismo com o Desenvolvimento Sustentável, propostas pela Organização Mundial do Turismo e oficializada pela lei municipal (N° 1839 /2012 ).
Entre os 10 parâmetros previsto na lei municipal, destaca-se o programa de educação ambiental
Não jogue seu óleo pelo ralo , reconhecido como referência pela Global Passaporte Verde- PNUMA na abertura da Rio+20.
21h00 – Forró com o Trio Maria Aurora
O Trio Maria Aurora nasceu em 2019 com foco no forró tradicional, evoluiu para peças autorais e composições de artistas brasileiros, abordando ritmos e brincadeiras tradicionais da cultura popular. Recentemente, o Trio se apresentou na comemoração do centenário de Ariano Suassuna em Paraty e, agora, animará a festa de Abertura da 18ª OFFflip – Semana de 22 em Paraty.
Sexta – 29/07
10h – ‘MACUNAÍMA – Rapsódia em Cordel’ – na Feira do Produtor Rural
O escritor, ator e cordelista Edmilson Santini, que desenvolve projetos educacionais e de cidadania com base na Literatura em Cordel, utiliza a música em tom de Rapsódia em Cordel para trazer à cena as façanhas do herói criado por Mário de Andrade. Ao final, o autor modernista é homenageado por Santini na ponta do verso que ele tanto cultivou em suas “viagens de aprendiz” e mentor maior pelas veredas desses ‘Brasis-timbres-diversos’.
13h–13h50 – Coleção Bardos Baianos (online)
Com o objetivo de fomentar a produção poética por toda a Bahia e divulgar seus poetas, a Cogito Editora publica a Coleção Bardos Baianos, com 27 coletâneas, uma para cada Território de Identidade, conforme metodologia desenvolvida pelo Governo do Estado da Bahia.
As primeiras regiões do Estado a contar com a publicação de suas Antologias Poéticas são: Sudoeste Baiano, Bacia do Rio Corrente, Velho Chico, Médio Sudoeste da Bahia, Litoral Sul, Baixo Sul, Bacia do Rio Grande, Litoral Norte e Agreste Baiano, cujos representantes estarão nesta mesa mediada pelo idealizador e editor do projeto, Ivan de Almeida.
14h/15h10 – ‘Vozes Contemporâneas no Centenário da Semana de Arte Moderna’ (online)
A Ventura Editora traz seus autores para homenagear poetas que fizeram parte do Movimento Modernista. Serão temas poéticos construídos a partir de ideias e manifestações lançadas em 1922.
A mesa terá os poetas/artistas Jorge Ventura, Val Mello, Angella Wains, Maria do Carmo Bomfim, Silvio Carvalho e Vera Versiani, que trarão à cena o teatro, a música e as artes plásticas.
19h – 19h45 – ‘1922: a Semana que não terminou’ (online)
O poeta e crítico literário Marcelo Mourão, mestre e doutorando em Literatura Brasileira, conversa com Leonardo Davino, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e sua influência no caminhar da literatura no Brasil.
19h –-Cinema da Praça
Como parte da homenagem póstuma ao maestro Matias Capovilla e ao seu pai, o renomado cineasta Capo – Maurice Capovilla na 18ª Offflip – Antropofagia a Semana de 22 em Paraty, com apoio do Cinema da Praça de Paraty, serão exibidos os filmes ‘Harmada’ e ‘Nervo de Aço’, de Maurice Capovilla. As exibições acontecerão respectivamente nos dias 29, sexta-feira e 30, domingo, às 19h, na Rua Mal. Deodoro, 3 – Centro Histórico, Paraty – RJ. Entrada Franca.
HARMADA – O filme aborda um tema universal: a luta de um homem que busca sobreviver e superar-se através da arte de representar e contar histórias. O roteiro, baseado na obra de Joao Gilberto Noll, segue a trajetória, ao mesmo tempo lúcida e alucinada de um artista, um cidadão sem nome, que se apresenta como Ator, flagrado num determinado instante da sua vida completamente derrotado, mas que encontra forças para se reencontrar e através de uma jovem, que pode ser a sua possibilidade de formular um projeto para mudar o seu destino.
Ficha Técnica (2003/2005, 35mm, Cor, 100 minutos)
Direção – Maurice Capovilla Produção executiva e montagem – Marília Alvim Direção de produção- Ney Costa Santos Fotografia-Mário Carneiro Câmera- Dib Lutfi Som- Juarez Dagoberto Cenografia- Carlos Liuzzi; Figurinos- Marília Carneiro, Karla Monteiro Música – Matias Capovilla; Edição de som – Carlos Cox; Elenco – Paulo César Pereio (Ator), Malú Galli (Amanda), Joana Medeiros (Sônia), Luciana Domschke (noiva do Ator), Patrícia Libardi (Cris), Antonio Pedro, Cecil Thiré (Bruce), Paulo Herculano (Lucas), João Velho, Rodrigo Prado, Luiz Pinto, Themílton Tavares, Rogério Custódio, Waldir Fernandes, Nelson Speranza, Gabriel Bernardo Duarte, Léo Alberti.
NERVOS DE AÇO narra o drama de um triângulo amoroso a partir das músicas de Lupicínio Rodrigues, organizadas de tal modo que narram uma história de amor no plano musical e ao mesmo tempo se refletem sobre o drama passional de três personagens que vivem no presente. Os personagens fazem parte de uma banda que ensaia um show musical de Lupicínio Rodrigues. Um dos personagens é Marcelo, tecladista e arranjador da banda, o outro é Zuza, o diretor do espetáculo e o pivô desse triângulo, Maria Rosa, a cantora. Enquanto ensaiam a trilha musical e discutem a forma do espetáculo, os três personagens vivem seus dramas passionais em confronto ou consonância com as letras “dor de cotovelo” do velho Lupi.
FICHA TÉCNICA
Elenco – Arrigo Barnabé Ana Paula Lonardi Pedro Sol Juliana Thomaz; Músicos: Jorge Alberto de Paula – Trumpete, Anônio Luiz Baker – Piano, Sergio David – Sax, Antonio Guaracy Guimarães – Baixo, Rafael dos Santos Marones – Bateria, Matias Capovilla – Trombone, Pedro Sol – violão e voz; Direção – Maurice Capovilla; Produção Executiva – Marilia Alvim; Produtor Associado – Claudio Pereira; Direção de Produção –Mônica Catalane; Direção de Fotografia – Lúcio Kodato; 2a. Câmera – Evelina Nabuco; Direção Musical – Matias Capovilla; Direção de Arte – Enio Ortiz; Figurinos – Márcia Matte Wanner; Captação e mixagem musical – Clement Zular; Captação de Som Direto – Fernando Basso; Edição – Marília Alvim; Edição de Som e Mixagem – Kiko Ferraz Studio Still – Nilton Santolin; Making of – Leonardo Alvim.
20h – Sarau OFF – Arte na rua diante da Câmara Municipal de Paraty
Intervenções artísticas com poetas e artistas de Paraty sob a batuta do poeta, produtor cultural, agente literário, educador social e autor do livro Tarja Preta , Bruno Black Morador da Comunidade do Fumacê em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Bruno apresenta os programas ‘Xexelento da Peri’ e ‘Tô’.
21h – Paulo Gomes e o som das suas Aquarelas
Restaurante La Luna Bistrô de Praia – Av. Jabaquara Quiosque 10, Paraty
Pintor, artista plástico e músico, Paulo Gomes apresentará suas aquarelas na OFFlip- Semana de 22, em Paraty, com show reunindo músicos convidados. Paulo começou cedo sua caminhada no mundo das artes. Aos 14 anos se formou em Desenho Artístico Publicitário e Pintura a óleo e, aos 18, em Desenho Técnico, especializando-se em Cartografia na área de Pesquisa Mineral. Discípulo dos mestres em artes plásticas Oziel Belísio , Roberto Gonçalves e H. Natividade, Paulo explora diferentes técnicas em seu trabalho sobre o qual falará nesta mesa.
Sábado – 30/07 – Casa da Cultura de Paraty
10h-11h – Impressões escritas e musicais
O jornalista e escritor Luís Pimentel e o músico e escritor Zeh Gustavo são os convidados desta mesa que abre os trabalhos no último dia da OffFlip na Casa da Cultura. Ambos têm uma obra riquíssima que vão apresentar, falando sobre seu processo de criação e os desafios de produzir cultura no Brasil, considerando também os caminhos abertos pela Semana de Arte Moderna de 1922.
11h10-12h – ‘Das Telas para as Páginas’
Estimular a criatividade infantil com arte e distanciamento das telas de celulares, tablets e televisões é a proposta do programa/empreendimento Criança sem Tela criado pela arte-educadora, jornalista, mediadora de rodas de leitura, empresária e mãe Marcia Mendel.
Nesta mesa, Mendel mediará conversa com três autoras de livros infantis – Prisla Tranjan, Carol Chaves e Lydia Simonato, que debaterão sobre o impacto da leitura na capacidade criadora nata das crianças, afastando-as dos efeitos nocivos causados pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
12h30 – ‘A Viagem Lúdica’ – Malas Portam – (infantil) – (online)
A Viagem Lúdica é um espetáculo musical que brinca com a imaginação do público, utilizando objetos do cotidiano como instrumentos musicais e adereços cênicos. A proposta é que todos embarquem em uma grande aventura por lugares que transcendem as barreiras do possível. Com a ajuda de um jacaré dançante, uma borboleta vibrante, um capacete gigante e um tio contador de histórias, a Cia Malas Portam comemora seus 15 anos brincando com a gente na 18ª OffFlip.
13h – Arte em movimento com Verônica Couto (online)
Nesta mesa, a jornalista Juçara Braga conversa com a também jornalista Verônica Couto que vem abrindo novos horizontes com traços delicados e potentes nas artes plásticas depois de uma trajetória muito bem-sucedida em diferentes redações do Rio e de São Paulo.
Sua arte, em desenhos, pinturas e aquarelas, pode ser conferida no Instagram de @alamedanica. Dê um pulinho lá e depois venha com a gente nesse bate-papo na 18a OffFlip – Semana de 2022 em Paraty .
19h – ‘Em busca da Alma Brasileira – Biografia de Mário de Andrade’ – Casa da Cultura de Paraty
Nesta mesa, o jornalista e escritor Jason Tércio falará sobre “A ideia moderna no Brasil – caminhos e impasses”. Questões instigantes serão levantadas. Por que a Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo? Que Brasil existia em 1922 e qual era o projeto cultural dos modernistas? Quais as semelhanças e diferenças entre 1922 e 2022? O que a Semana e o modernismo deixaram como legado? Nas comemorações do Centenário, por que a Semana tem sido criticada? O modernismo fez do Brasil um país moderno?
20h30 – Encerramento com shows musicais – Casa da Cultura de Paraty
Prof. Doc Blues, Biólogo que ama ser bluezeiro amador e mistura clássicos do velho Mississippi com levadas brasileiras de todo tipo. Na estrada faz muito tempo, passando pela quase-famosa banda Dodjão do Blues de Campinas, hoje manda de slide em suas cigarbox guitar feitas em casa. Feliz, mas sempre blues! Convidada Especial Isla Jai
Chico Livino, O projeto “Canto da Mata” é iniciativa e produção do arquiteto, analista ambiental, cantor e compositor Chico Livino. Seu objetivo é ampliar, por meio da arte, uma leitura geopoética dos biomas brasileiros, restabelecendo a conexão afetiva entre o ser humano e o meio ambiente.
Karina Braz, em seu show “Caiçara Canoa”, nos convida a uma reflexão sobre o que somos e o que temos. É um despertar para o otimismo, um pulsar de emoções movidas pelo folclore e pelo lirismo. Neste show, Karina nos traz um panorama rico da trova brasileira, mesclando ritmos e temperos próprios da vivência caiçara.
Sebo Cultural a livraria da OFFflip
Local – Câmara de Vereadores de Paraty
Casa da Cultura de Paraty
R. Dona Geralda, 194 – Centro Histórico – Paraty
Tel.: (24) 3371-2800
Câmara Municipal de Paraty
Rua dr. Samuel Costa, 23 – Centro – Paraty
(24) 3371-5034
Feira do Produtor Rural
Mercado do Produtor Rural de Paraty
Rua Jango Pádua, 447-485 – Parque Imperial – Paraty
Restaurante La Luna Bistrô de Praia – Av. Jabaquara s/n – Jabaquara – Paraty
(24) 99904-3040
EXPEDIENTE:
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.
Obrigado meu amigo pelo comentário motivador.
Obrigado pelo comentário meu nobre Xará. Para você! Coração aberto. Abraços!
Xará, excelente programação, sem dúvida com sua marca registrada, impressão digital, sangue no zóio e faca na bota!
Seja bem-vinda a OFFflip Paraty
Merece aplausos e mais aplausos. A programação está perfeita, não dá nem pra pensar em perder! Estou radiante de felicidade por minha participação no evento. Parabéns aos organizadores.⚘👏👏👏