A realização do 1º Festival da Banana de Paraty promove a ressurgência das memórias do processo que resultou no Programa de Valorização da Banana de Paraty.
Em 1975 a atividade agrícola representava 30% do PIB municipal. Em 2000, quando foi elaborado esse programa o diagnóstico apontava uma queda desse PIB para 3%, especialmente devido à desvalorização da banana na região.
Essa desvalorização se deu fundamentalmente em função da concorrência da banana industrializada produzida em outros estados – que possui melhor aparência e menor custo de produção em relação à banana de Paraty.
Para solucionar este problema, o Comamp, em 2000,com base nos pontos positivos desse produto tradicionalmente cultivado na região sem agrotóxico, adaptado ao meio ambiente, melhor sabor e observando as demandas da nova tendência do mercado por produtos agroecológicos, elaborou o Programa de Valorização da Banana de Paraty:
- Certificação do produto em andamento, junto à ABIO – Associação dos Produtores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro;
- Cadastramento dos produtores ativos e ex-produtores;
- Criação de marca (Banana Paraty) com programação de marketing para venda do produto;
- Reconquista do antigo mercado e pesquisa de outros;
- Promoção de Treinamentos para desenvolvimento de melhorar o produto (técnicas de manejo, ínsumos orgânicos, etc.);
- Promoção de eventos para valorizar da banana local e motivar produtores.
Veja pdf da edição impressa – fl 176 setembro de 2022
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.