Nas atividades de comemoração do aniversário de 356 anos de Paraty, a Prefeitura, em parceria com o SESC, inaugurou,no dia 27 fevereiro, o Centro de Reciclagem da Cooperativa de de Paraty e o ponto de coleta do Programa de Educação Ambiental – Não Jogue Seu óleo pelo ralo.
O prefeito Luciano Vidal ressaltou a importância da inauguração do Centro de Reciclagem, que também será um dos pontos de coleta do programa Não jogue seu óleo pelo ralo, para que possamos dar qualidade de vida à sociedade, e a Cooperativa possa fazer o seu trabalho de forma digna e atender a toda a população, de quem espera ampla colaboração para um meio ambiente mais saudável.
Vinícius de Oliveira, Secretário do Meio Ambiente, salientou a importância da inauguração desse equipamento, “tão necessário para o nosso município, para nossa população, para a Cooperativa, que sempre fez um trabalho intenso na nossa cidade”. “Peço à população que auxilie as nossas cooperativas. Também teremos um ponto de coleta da cooperativa de óleo vegetal, para dar o descarte correto”, finalizou.
Pastor Izaques,Vice-prefeito – É uma das mais importantes obras, considerando a questão não só do galpão, mas principalmente a valorização dos recicladores da cidade. Também estou feliz, porque aqui vai ser mais um ponto de coleta do programa Não jogue o seu óleo pelo ralo, projeto criado por lei municipal, quando vereador, com ajuda, de Domingos Oliveira e o Jornal Folha do Litoral.
Ladjane Silva, presidente da Cooperativa Serra do Mar – Um dia importante porque, sabendo das dificuldades, a Cooperativa de Reciclagem de Paraty está recebendo o seu galpão e a nossa cooperativa Serra do Mar também vai poder ter um ponto de coleta do programa de educação ambiental Não jogue seu óleo pelo ralo.
Fabrício Soares, Secretário de Obras – Em parceria com o Sesc, através de uma condicionante ambiental, foi possível a construção desse galpão, que é fundamental para a população e para os recicladores terem um local adequado para reciclar não só o lixo, como também o óleo do programa Prove, Não Jogue seu óleo pelo Ralo.
Gilberto Figueiredo, coordenador do SESC/Paraty – Temos aqui um polo sócio cultural, e acreditamos que um trabalho como esse, de valorização das pessoas que cuidam do nosso ambiente, é fundamental para a cidade, o país e o mundo e que tudo aquilo que se produz, seja reaproveitado, reciclado, para que as próximas gerações tenham uma condição de vida melhor. Complementou: O SESC é signatário da Agenda 2030 com os ODS totalmente incluídos nos seus projetos.
Isabel Cristina – presidente da Cooperativa dos recicladores de Paraty – É um dia importantíssimo, afinal de contas, a gente trabalhava na lama, e hoje a gente tem um lugar decente para trabalhar. Aproveitou para apresentar a sua equipe: Margarida Clarindo, Luszinete da Conceição, Josiene Delgado, Robson Pereira, Estéfano Diogo, Flávio Fernandes, Rodrigo Batista, Moisés Soares e Talysom Ferreira.
O Reciclador Robson Pereira, disse que a cooperativa na verdade não recicla só materiais e resíduos sólidos, ela recicla a vida das pessoas também, pelo menos foi assim com ele e seus companheiros.
E finalizou com um Rap: Cooperativa de Paraty / tirando os resíduos para poder sorrir/ vamos melhorar o nosso ambiente / nossa natureza /nossas crianças contentes nas escolas…
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luisa Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.
Pesque esse peixe!
Parabéns!
Brilhante iniciativa!