A Festa do Divino Espírito Santo originou-se em Portugal, no século XVI, foi trazida para o Brasil no século XVII e, hoje, é festejada em diversas regiões do país, no período de dez dias, entre o final de maio e início de junho.
No auge do Ciclo do Ouro (séc XVII) ganhou novos elementos, “enriquecendo e oficializando a realeza do Imperador do Divino, representado por um menino, escolhido entre as famílias importantes da região”. Na região da Costa Verde, a Festa do Divino tem especial comemoração nos municípios de Paraty e Angra dos Reis.
Nos dez dias de festa e devoção religiosa, o Menino Imperador chega de barco ao cais da cidade, desfila pelas ruas com o povo e autoridades, grupos de dança, etc. Missas solenes são celebradas durante três dias – presididas pelo Menino Imperador. Nos outros dias são realizados divertimentos populares, com antigas danças dos Coquinhos, Jardineiras, Velhas e Marujos, Lanceiros, no Império do Divino.
No Domingo de Pentecostes é encerrada a parte religiosa com procissão solene, quando o Menino Imperador desfila com o seu séquito, imagens de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, irmandades populares e bandas de música.
No final da procissão acontece a cerimônia tradicional da troca da coroa pelo chapéu do Menino Imperador, seguido da queima do quadro Glória e fogos de artifício.
Folia do Divino Paraty
Quando falamos das manifestações folclóricas, não podemos esquecer a figura de Sílvio Romero, a primeira pessoa a registrar o seu pitoresco, tendo sido Juiz de Direito nesta cidade (1877-1879). Normalmente era encontrado metido em canoas, nas palhoças ou em meio aos pescadores “…Sobretudo à noite, quando as ‘xibas’ se animavam entrecortadas de ‘rixas’, ao som de violas e pandeiros, à luz de um ‘potirão’.
Programação
Programacao-Impressao-V3_curvasExpediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.