Ainda é incompreensível como a banana é uma planta vista com certo desdém, até mesmo por quem as produz, uma vez que a bananeira gera energia alimentar igual ao milho ou à batata e mais que o trigo ou arroz, além do seupotencial culinário versátil.
Quando verde, pode ser cozida ou frita; madura, pode ser consumida natural, cozida, assada, em purê, etc.Se está bem amadurecida ou “passando” pode virar doce. E ainda pode-se fazer a cachaça de banana.
Bananas são ricas em potássio e seus troncos, folhas e desbrotas podem ser aproveitados como alimentos para suínos e ruminantes.
No quesito produção, a banana apresenta ainda maior versatilidade e dá menos trabalho que os cereais citados. Após estabelecido (cerca de1 ano), o bananal produzirá por 4 ou 5 anos, sem muita exigência, ao contrário do milho, arroz, batata e trigo.
A boa habilidade de um agricultor fará com que tenha banana madura todos os dias em sua plantação. E, se a questão for enjoar do gosto, pode-se lançar mão de uma variedade delas, cada uma com um sabor próprio.