Com a participação de Zé Pital, Secretário do Ambiente de Paraty, Ladjane Silva, Presidente da Coop. Serra do Mar, Jéssica Cristina, representante da Águas de Paraty, Murilo Monticelli, da Pousada Villas de Paraty, e Domingos Oliveira, do Jornal Folha do Litoral, foi iniciada a reativação dos pontos de coleta de óleo de cozinha usado após o roubo de mais de 30 contentores por catadores irregulares.
Esses contentores, fundamentais para a gestão sustentável de resíduos, foram cedidos aos restaurantes da Costa Verde pelo Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande e Águas de Paraty.
A coleta irregular prejudica o ICMS ecológico do município, reforçando a necessidade de aplicação rigorosa da legislação, que exige que restaurantes e geradores de resíduos emitam manifestos de coleta, sob pena de multa. Sem esse manifesto, o município perde recursos do ICMS Ecológico.
O programa, com reconhecimento internacional, é fundamental para a manutenção dos títulos de Paraty como Cidade Criativa da Gastronomia e Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua Cultura e Biodiversidade.
O roubo de contentores destinados à gestão de resíduos é um problema sério, que compromete tanto a eficiência da coleta quanto a sustentabilidade ambiental.
Os veículos de coleta devem estar devidamente adesivados com o nome da cooperativa, as licenças de operação e transporte, além de serem cadastrados nas prefeituras.
Este programa, que completa 16 anos e foi reconhecido na Rio+20 pelo PNUMA , atualmente precisa do apoio de bares, restaurantes e comunidades para superar essas dificuldades.
Participe do programa educação ambiental “Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo”. Compartilhe essa matéria!