O consagrado velejador e economista Vilfredo Schurmann, do emblemático projeto Voz dos Oceanos, partiu de Florianópolis a bordo do veleiro Vitória Régia e, após passar por Paraty e Angra dos Reis, segue rumo ao G20 no Rio de Janeiro.
Acompanhado pela jornalista Tatiana Aguiar e pelo oceanógrafo André Calloni, Schurmann visitou, no dia 9 de novembro, a sede da Cooperativa Serra do Mar para conhecer o programa de Educação Ambiental Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo, reconhecido em 2012 na abertura da Rio+20 pela Global Passaporte Verde – PNUMA como referência em educação ambiental.
Schurmann atuou como consultor financeiro de grandes corporações brasileiras antes de trocar a vida em terra firme pelo prazer de navegar pelo mundo com sua família. Em mais de 30 anos e três voltas ao mundo, a poluição dos oceanos chamou sua atenção, levando-o e sua família a se dedicarem cada vez mais à educação ambiental e à sustentabilidade.
A equipe do projeto Vozes do Oceano foi recebida pela presidente da Cooperativa Serra do Mar, Ladjane Silva, e por Domingos Oliveira, editor do jornal Folha Litoral – Flitoral e mediador do Fórum DLIS Agenda 2030.
Em depoimento à jornalista Tatiana Aguiar, Ladjane destacou que o programa foi reconhecido por lei municipal pelas prefeituras de Angra dos Reis e Paraty e, como parte do plano do Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande (CBHBIG), está sendo implementado em escolas e comunidades da região da Costa Verde. Ela ressaltou que é fundamental que restaurantes, bares, condomínios e geradores desse resíduo realizem os manifestos obrigatórios de coleta e destino final para evitar multas e garantir os recursos do ICMS Ecológico para os municípios. Entretanto, enfatizou a necessidade de fiscalização por parte dos órgãos ambientais.
Em seu depoimento, Domingos Oliveira mencionou que, em parceria com o laboratório de Bioenergia do CEFET-RJ em Angra dos Reis, coordenado pela Profª Dra. em Química Carla Cristina, está sendo desenvolvido um processador de ultrassom para transformar o óleo usado coletado na Costa Verde em biocombustível.
Aproveitando o fato de que Vilfredo Schurmann já realizou uma viagem de circunavegação utilizando óleo de soja e enfrentou desafios logísticos de abastecimento, Oliveira propôs a reedição desse projeto, utilizando o processador a bordo para gerar biodiesel a partir do óleo coletado nos destinos visitados pela embarcação.
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira.
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
Parabéns, Professor Fernando Queiros!
Prezado Professor Fernando Queiros, nossos mais sinceros parabéns pela criação da Mamute Educação, uma escola de vanguarda que está revolucionando o ensino de matemática, tecnologia e música. Sua visão inovadora e dedicação à educação são inspirações para todos que acreditam no poder transformador do conhecimento.
Agradecemos imensamente pelo seu comentário e pela parceria que valoriza a cultura e o aprendizado em nossa comunidade. Que a Mamute Educação continue sendo um farol de criatividade e excelência, formando mentes brilhantes e talentos promissores. Sucesso sempre! 🎓✨🎶
Obrigado, Mestre Amaury Barbosa!
Nos 30 anos de história do jornal Folha do Litoral, celebramos não apenas a trajetória de um veículo comprometido com o jornalismo proativo, multicultural e socioambiental, mas também as parcerias que enriquecem essa caminhada.
Nosso profundo agradecimento ao Mestre Amaury Barbosa, cuja colaboração e dedicação são parte essencial dessa jornada. Sua parceria ilumina nossas páginas com cultura, sabedoria e inspiração, tornando esta celebração ainda mais especial.
Parabéns meu querido amigo /irmão Domingos!!!! Vc é incansável no seu trabalho e objetivos, em prol da natureza e da qualidade de vida e a sustentabilidade do nosso planeta. Abraço fraterno
Muito bom. Temos que levar esse e projetos como esse na escolas , desenvolvendo sustentabilidade e tecnologia para os alunos.