Dia 22 de dezembro, às 18h, na Casa da Cultura

O Fórum DLIS – Agenda 21/2030 de Paraty, amparado pela Lei Municipal nº 2.074/2016, convida bares, restaurantes, pousadas, receptivos turísticos, empresas e instituições que desenvolvem projetos ambientais no município a participarem da Cerimônia de Certificação Agenda 2030 de Paraty 2025, que acontecerá no dia 22 de dezembro, às 18h, na Casa da Cultura de Paraty.
O evento celebrará a entrega dos certificados e selos Passaporte Verde, Gastronomia Sustentável, PROVE Costa Verde e Vivência Paraty, reconhecendo empresas e entidades que se destacaram por suas ações em prol da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e valorização da produção local.
A certificação é resultado de um processo participativo que envolve a adesão voluntária e o cumprimento dos critérios definidos pela Lei nº 2.074/2016, que criou o Passaporte Verde Paraty, selo destinado a empreendimentos comprometidos com práticas sustentáveis.
Critérios para obtenção do Passaporte Verde Paraty:
- Ser sediado no município de Paraty ou prestadoras de serviço no município , com alvará de funcionamento; ou ser instituição ou empresa que desenvolva projetos ambientais no município;
- Apresentar regularização ambiental ou protocolo de solicitação;
- Utilizar energia alternativa e sustentável;
- Manter caixa de gordura e tratamento da água servida e do esgoto;
- Reciclar ou destinar ao PROVE o óleo de cozinha usado;
- Realizar a segregação dos resíduos e/ou compostagem do lixo orgânico;
- No ramo de alimentos, incluir no cardápio pratos com produtos e nomes de produtores locais;
- Apresentar, ao menos, uma nota fiscal mensal de compra de produtores rurais e pescadores artesanais de Paraty.
Os estabelecimentos que se inscreveram e foram avaliados por um grupo técnico do Fórum DLIS receberão a certificação durante a solenidade.
A Agenda 21/2030 de Paraty é um instrumento de planejamento e ação para a construção de uma sociedade sustentável, conciliando proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Composta por representantes de mais de 30 instituições públicas e privadas, a iniciativa reafirma o compromisso de Paraty com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“A certificação é um reconhecimento àqueles que transformam boas práticas em parte do cotidiano, fortalecendo a economia verde e a cultura de sustentabilidade em Paraty”, destaca a coordenação do Fórum DLIS – Agenda 21/2030.
Empresas e instituições interessadas podem enviar e-mail para: [email protected]