Juventude de Paraty leva propostas ambientais à Câmara Municipal

No ensejo da COP 30, estudantes apresentam ações locais pela sustentabilidade e cobram melhorias na mobilidade urbana

Paraty, novembro de 2025
Aconteceu na terça-feira, dia 4 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal de Paraty, um importante evento que reuniu estudantes da Escola Municipal Sérgio Mota, do bairro Pantanal, e representantes do Legislativo municipal.
A escola realizou, em agosto deste ano, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, integrando-se à mobilização nacional de jovens pela sustentabilidade.

🌱 Participação jovem e representação nacional
A Escola Sérgio Mota do Pantanal participou também da etapa estadual da conferência no Rio de Janeiro e teve sua delegada jovem Alice Cunha de Paula Silva eleita para representar Paraty na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Brasília, em outubro deste ano.
Eloísa de Oliveira foi eleita suplente e participou ativamente do processo de elaboração da Carta.

Os estudantes eleitos na escola formam a COM-VIDA — Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, programa do Governo Federal no âmbito das Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente, que estimula a participação dos jovens na construção de um futuro mais sustentável.

Além da Escola do Pantanal, outras quatro escolas municipais também promoveram conferências e elegeram seus representantes: Campinho, Mangueira, Pequenina e Barra Grande.

🌎 A juventude de Paraty na agenda da COP 30
O encontro ocorreu no ensejo das discussões sobre a COP 30, que neste ano mobiliza líderes e comunidades em torno das soluções climáticas e do fortalecimento das ações locais pela sustentabilidade.
Nesse contexto, os estudantes de Paraty apresentaram propostas que refletem os desafios cotidianos de quem vive e cuida do território.

🎙️ A leitura da Carta — a voz da juventude
Durante o evento, as jovens Alice Cunha de Paula Silva e Eloísa de Oliveira realizaram a leitura pública da “Carta da Juventude do Pantanal pela Sustentabilidade”, documento elaborado coletivamente pelos estudantes da Escola Sérgio Mota do Pantanal.
A carta foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Vaguinho de São Gonçalo (PT), e está sendo encaminhada às secretarias municipais competentes.

Em sua leitura, Alice destacou as principais preocupações e propostas da comunidade escolar:

“Poucos horários de transporte público e espaços públicos sem manutenção continuam sendo as principais queixas de moradores da região.
A ponte de via única provoca congestionamentos constantes, especialmente nos horários de pico.
A ciclovia, que começa apenas na altura do Km 3 da rodovia Paraty–Cunha, coloca em risco a vida de quem depende da bicicleta como meio de transporte.
O trecho não conta com sinalização nem iluminação, o que aumenta a insegurança de ciclistas e pedestres.
Sugerimos podas regulares das árvores, ampliação das linhas de transporte público, revitalização das praças e a conclusão da nova ponte com duas vias, além da sinalização completa da ciclovia do Km 3 até a ponte.”

🤝 Fortalecimento da rede jovem
O evento reforçou a importância de dar voz à juventude e fortalecer a rede de jovens engajados na preservação ambiental, articulada por meio do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Paraty.
A presidência da Câmara destacou a importância de ouvir a população — e, sobretudo, a juventude — que tem o que dizer, sabe agir e dá o exemplo.

🌿 Compromisso com o futuro
É fundamental que todos os setores da sociedade, especialmente os poderes Executivo e Legislativo, apoiem a participação e o engajamento dos jovens na preservação do meio ambiente, em sintonia com os compromissos globais da Agenda 2030 e as metas debatidas na COP 30.

👥 Composição da mesa
Estiveram presentes compondo a mesa:
Neuma Ramiro, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação;
Sônia Reis, representante da APM da Escola Sérgio Mota do Pantanal;
Débora Guimarães, diretora da escola;
professor e ecologista André Campbell;
o artista reciclador Evinho e os vereadores Eric Porto e Jorge Seara

carta-aberta-sergio-mota-4.11
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Uma resposta para Juventude de Paraty leva propostas ambientais à Câmara Municipal

  1. Isis de Palma diz:

    Sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽 vamos ouvir atentamente a juventude engajada pelo meio ambiente.
    A COP 30 em Belém do Pará está propondo decisões fundamentais para a sobrevivência de nossa espécie, do planeta é de todos nós. Presidente LULA com coragem e determinação está falando ao mundo o que nossa juventude também está falando, vamos ouvir e agir na torcida para que de tempo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *