Na quarta-feira, 11 de dezembro, a Casa da Cultura de Paraty recebeu a cerimônia de Certificação Fórum DLIS – Agenda 2030, que reconheceu bares, restaurantes, receptivos e pousadas como Instituições Cidadãs.
O evento destacou práticas sustentáveis alinhadas à Gastronomia Sustentável, ao programa “Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo” e ao Prove Costa Verde, iniciativas respaldadas pela Lei Municipal nº 2074/2016.
A secretária executiva da Agenda 21, Pamela Pinto, abriu o evento, destacando a relevância da certificação para o desenvolvimento sustentável de Paraty. Ressaltou que a cidade, reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia, também é Patrimônio Mundial pela Cultura e Biodiversidade.
Inicialmente, foram premiadas instituições que apoiam o programa “Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo”, como o Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande, pelo suporte na coleta de óleo; o CEFET Angra dos Reis, com seu projeto de biodiesel; e empresas como Super Carlão, Paraty.com, Nova FM e Águas de Paraty, que promovem a iniciativa.
Na sequência, com a participação do Vereador Vagno Martins, os restaurantes foram certificados conforme Lei Municipal nº 1839/2012. Entre eles, Angeli Temperos, Restaurante Bar da Bete, Palmitos Cajuru, Cervejaria Caborê, Restaurante do Engenho Antônio Melo, Restaurante Bar da Bete, Doces da Maurília e Zé do Mel.
Finalizando o evento, foram certificados bares e restaurantes que seguem as diretrizes do dossiê Paraty Cidade Criativa da Gastronomia e legislações ambientais, como as Leis nº 1624/2008 e nº 1743/2010, além da Resolução SEAS/INEA nº 43/2021, que prioriza cooperativas no ICMS Ecológico.
Entre os premiados da noite estavam Batata Baroa, Restaurante Engenho D’Ouro, Bar do Nelson, Restaurante Istambul, Restaurante Cafezinho, Pousada Literária, Sorveteria Cimbra, Salgados da Deh, Geko Beach Bar, Quiosque da Gringa.
A cerimônia foi encerrada com um coquetel oferecido pelo Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande, reafirmando o compromisso de Paraty com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.