Com a participação especial da professora Dra. Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano, do Professor Pierre Georges Gabriel Crapez e do músico Marcio Vianna , o poeta, desenhista, compositor, analista ambiental do ICMBio, além de arquiteto por formação, Chico Livino, interpretando a sua ‘Geopoética’ musical, lançará seu livro multimidia Motivo e Recompensa – Retratos Geopoéticos na 19 ª OffFlip 2023, sábado, 29 de julho de 2023, às 21h, na Casa da Cultura de Paraty, nos conduzindo a uma viagem pelos biomas brasileiros, propondo uma leitura geopoética sobre uma conexão efetiva e afetiva entre o homem e a natureza.
Participação especial
Sua música, MPB autoral, vai do “hard-frevo” ao “xote-blues” e, como prefaciou Domingos Oliveira (Editor do Jornal Folha do Litoral Costa Verde), no livro Motivo e Recompensa – Retratos Geopoéticos, suas “raízes nordestinas, herdadas de seu avó, o poeta Fernando Livino de Carvalho, e influenciadas por Elomar Figueira Mello, Cátia de França, João do Vale, os Sertões, de Euclides da Cunha, e Guimarães Rosa, a poética de Livino ‘fulora’ em suas belas canções, para celebrar a vida e sua paixão pela natureza, pela musa, pela arte e pela liberdade”, acrescentando que “cantar, flautear as músicas de Chico Livino é transcender a autopoiese da vida com os cantos e contracantos das memórias geopoéticas dos sertões, dos que já foram para os sertões, dos que virão”.
Música e Meio Ambiente
Animando as rodas de violão entre amigos desde os 20 anos de idade, Chico Livino encontrou em 2015, já então, aos 42, durante uma viagem ao Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, no coração seco da caatinga brasileira, uma fértil nascente. Uma nascente de composições que já verteu mais de 61 canções desde então, das quais 41 são apresntadas no livro e plataformas digitais de músicas. Suas composições nascem de três discursos de paixão intensa: uma de foro íntimo, mas que, pela magia da música se oferece como íntima a qualquer ouvinte, que é a ode à musa, sua Musa Morena, o que acaba por se tornar uma ode à beleza da mulher brasileira.
Analista ambiental do ICMBio e gestor do Parque Nacional da Serra da Bocaina por quase 10 anos (2008/2017) Chico Livino desenvolveu sua pesquisa se valendo da Geopoética, para estudar a relação entre a Arte e as áreas protegidas, propondo a promoção do encantamento como uma política pública para a conservação. Com base no seu histórico pelas paisagens sertanejas de confins bem brasileiros, Chico Livino levará para a 19ª Off Flip a ‘Geopoética dos Sertões’, nos presenteando com seu olhar ambiental, numa visão artística da Natureza.
Mestrado na Unirio
Em 2020 Chico Livino concluiu mestrado em Ecoturismo e Conservação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Seus orientadores no mestrado foram: a Prof. Dra. Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano, do povo Puri, Artista, Bióloga, Paleontóloga, Professora e Pesquisadora com Doutorado em Geologia e experiência(s) na interface das Arte com as Geociências, Ecoturismo, Conservação, Ciências Naturais e Museologia. Docente permanente do Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação (PPGEC / UNIRIO), coordena um grupo de pesquisa, ensino e extensão com base em Geopoética e Humanidades ambientais; E o professor Pierre Georges Gabriel Crapez, francês naturalizado brasileiro em 1992, arquiteto DPLG (França), Mestre em Ciência da arte (UFF) e Doutor em Geopoética urbana pela UFF. Professor associado do departamento de Arte, IACS-UFF. Atua como artista multimeios com exposições no Brasil e na França, e como curador/crítico de artes.
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.