Este trabalho foi solicitado na disciplina Territórios e Territorialidades, ministrada pelo professor dr. Edmundo Gallo, na pós-graduação TERESA – Gestão de Territórios e Saberes. É o resultado de uma vivência de um grupo de quatro alunos a partir de uma metodologia de ensino denominada TA – território de aprendizagem. A vivência teve como objetivo motivar os alunos a aprenderem sobre diversos conceitos abordados na disciplina para além de apenas leituras e debates em sala de aula. Foi então proposto um estudo onde os alunos foram orientados a identificar um território, material ou imaterial, para compreender e aprofundar o conteúdo. Essa experiência foi de grande riqueza, pois permitiu aos alunos darem passos importantes em direção à compreensão crítica e de aproximação de um território.
O território de aprendizagem escolhido pelo grupo é o COMAMP – Conselho Municipal de Associações de Moradores de Paraty, que possuiu uma identidade coletiva de resistência, e contar sua história muito nos interessou por ser um exemplo de luta contra-hegemônica e de controle social para a região. O COMAMP é um território imaterial, abstrato; logo, não estamos falando de um território com um espaço físico. Ele existe através dos seus atores sociais e na medida em que estes se organizam nas disputas de poder.
Para nos apropriarmos criticamente do território de aprendizagem e, assim, alcançarmos os objetivos pensados, que é o nosso trabalho, inicialmente fizemos o levantamento da história do COMAMP a partir do material digital publicado no site da Folha do Litoral da Costa Verde. Em seguida, realizamos entrevistas com alguns atores sociais que participaram desse processo, e desta forma interagimos com o território para construir e elaborar nosso trabalho. No momento das entrevistas que vimos o COMAMP como um território vivo: percebemos como cada um dos entrevistados enxergam os pontos fortes e os pontos fracos no processo do COMAMP.
Consideramos importante colocar em evidência um conselho que tinha representatividade nas tomadas de decisão junto ao poder público e resgatar o que fez esse movimento social ser influente na gestão do território de Paraty, ou seja, como se deu o processo de transformação desse território. Também ficamos curiosos em debater se há a falta atualmente de um espaço como o COMAMP: democrático de escuta, discussão e deliberação das pautas comunitárias e de amplo alcance.
Veja vídeo Comamp …cadê você? – https://youtu.be/6AKdruU6Cc4
Gil Von Der Weid
Manuela Quintela Cruz
Maria Cláudia Nogueira
Maria Rachel Lourenço
EXPEDIENTE:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.