Encontro Internacional de Territórios e Saberes, não dialoga com DLIS/ Agenda 2030 de Paraty

O 1º Encontro Internacional de Território e Saberes (EITS), previsto para ocorrer em Paraty, de 9 a 13 de setembro de 2024, tem como objetivo principal fomentar o diálogo entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais. Organizado pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), em parceria com diversas instituições renomadas, o evento reunirá cientistas, gestores e representantes de comunidades tradicionais do Brasil, América Latina e África. O foco será debater temas urgentes, como mudanças climáticas, segurança alimentar, racismo e desigualdade estrutural, com o intuito de influenciar diretamente a COP 30.

No entanto, é importante destacar que o EITS não dialoga diretamente com o Fórum DLIS – Agenda 2030 de Paraty, uma iniciativa com 23 anos de atuação no município, reconhecida oficialmente por lei municipal e pela Global Passaporte Verde do PNUMA durante a Rio+20.

Se considerarmos as dimensões ambientais, sociais, culturais, políticas e econômicas apontadas no Planejamento Estratégico do Fórum DLIS – Agenda 2030 de Paraty, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao reconhecimento de Paraty e Ilha Grande como Patrimônio Mundial pela Cultura e Biodiversidade pela UNESCO, teremos a oportunidade de ampliar a sinergia entre esses dois movimentos. Ambos compartilham objetivos semelhantes de preservação ambiental, inclusão social e promoção de uma governança sustentável para o território.

As expectativas para o EITS são altas, com a presença de povos tradicionais, instituições públicas, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, além de atores internacionais, todos empenhados em contribuir para a construção de propostas políticas estratégicas. Entretanto, o alinhamento com a Agenda 2030 de Paraty e com as comunidades contemporâneas, não tradicionais, será indispensável para maximizar os esforços coletivos em prol de um futuro mais sustentável e justo para a região.

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira.  
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone
 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *