Homenagem a Solano Trindade

No contexto do 2º ODS – Segurança Alimentar para o fim da fome no mundo e o 10º ODS – Redução das desigualdades (ONU), o poeta, dramaturgo , professor universitário, Doutor em Educação pela Uerj, Jenesis Genuncio fará a abertura da 19ª OffFlip 2023, com uma especial homenagem ao poeta/artista Solano Trindade, na quinta-feira (27/07), às 19:30h, na Casa da Cultura de Paraty.

Temos falta de comida na mesa, mas também de solidariedade, de ter amigos, Educação de qualidade. Recuperar a memória literária e social de Solano Trindade é uma forma de continuar a sua luta, sua missão contra as injustiças e desigualdades sociais, através da sua poética da fome. “Desde cedo, Solano Trindade estabeleceu contato com a cultura popular e o folclore, levado pelas mãos do pai (um sapateiro) que, nos dias de folga, dançava Pastoril e Bumba-meu-boi nas ruas do Recife. O carnaval, suas figuras, o maracatu, e o frevo fascinavam o menino. A pedido da mãe, analfabeta, lia novelas, literatura de cordel e poesia romântica, que ambos apreciavam.” (Literafro)

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012.”

Ativismo, poesia, cultura

Francisco Solano Trindade nasceu em 24 de julho de 1908 no bairro de São José, Recife. Poeta, pintor, ator, diretor de teatro, ativista da cultura afro-brasileira, premiado no exterior, o escritor recifense anda esquecido atualmente, apesar de tudo o que fez pela cultura brasileira e pelas artes no país. Solano Trindade percebeu desde cedo dois problemas que atormentam a sociedade brasileira: a miséria e o preconceito racial que imperava ao redor.

Em 1944 publicou um de seus poemas mais famosos, “Tem gente com fome”, considerado um manifesto contra a pobreza que atinge o povo brasileiro até os nossos dias.

Jenesis Genuncio é poeta, dramaturgo, professor universitário, Doutor em Educação pela Uerj, membro do Laboratório de Educação e República da UERJ, coordenador e idealizador do grupo Os Goliardos desde 1994 – um coletivo de artistas envolvidos com poesia música, teatro, artes visuais, a serviço da cidadania cultural. É co-autor do Trem do Forró e participa atualmente do movimento de salvaguardas em defesa das matrizes do Forró e do Choro no estado do Rio de Janeiro.

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Uma resposta para Homenagem a Solano Trindade

  1. Luiza Faria diz:

    Parabéns ao Jornal Folha do Litoral Costa Verde e ao Circuito OFFflip por essa merecida homenagem à Solano Trindade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *