No dia 07 de maio, sábado, às 15h, a Ciranda Caiçara de Tarituba- Paraty, realiza o evento de Lançamento da Escola de Patrimônio Imaterial do Rio, projeto que reúne cinco grupos culturais do estado para a difusão e salvaguarda de suas tradições centenárias. A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Na ocasião, será apresentado o espetáculo Ciranda Tarituba, uma criação coletiva do grupo, com danças tradicionais da cultura caiçara, que vêm sendo transmitidas há gerações na comunidade.
O baile abre com a dança Xiba Kateretê e o tradicional “bate pé” dos tamancos de madeira ditando o ritmo. Daí seguem com uma variada gama de outras danças, chamadas Miudezas, como Flor do Mar, Canoa Marinha, Caboclo Véio e Passarinho, mas para saber mais, tem que participar e depois bater um papo com o Mestre Pardinho!
O evento, que contará com a presença de diversas autoridades e agentes culturais da região, é gratuito, aberto ao público em geral e para pessoas de todas as idades.
A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio
O Estado do Rio de Janeiro tem tesouros culturais escondidos. São músicas, danças, integração com a natureza, comidas, ervas de cura. Tradições culturais centenárias, matrizes da cultura brasileira e bases da nossa música popular.
O objetivo da Escola é dar visibilidade a essa riqueza e diversidade e salvaguardar patrimônios imateriais herdados de ancestrais quilombolas e caiçaras. Nela, Mestres e Mestras e seus grupos culturais recebem estrutura para que transmitam seus saberes às novas gerações.
Em sua programação, que é toda gratuita, as OFICINAS são destinadas exclusivamente aos moradores das comunidades que sediam os grupos. Já os EVENTOS, as ATIVIDADES DE MEIO AMBIENTE e os SHOWS, são abertos ao público em geral.
Em 2022, cinco grupos culturais de linhagens centenárias inauguram suas Escolas de Patrimônio Imaterial, que serão mantidas por dois anos. São eles:
Centro de Tradições Afro Onixêgum – Guapimirim (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos), Ciranda Caiçara de Tarituba – Paraty (ciranda, saberes da pesca, gastronomia caiçara), Companhia de Aruanda – bairro de Madureira/Rio (rodas de jongo e de samba), Grupo Zé
Mussum – Magé (rodas de capoeira e de jongo) e Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha – Quissamã (rodas de jongo, gastronomia das senzalas, fado negro e boi-pintadinho).
A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro é patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.
O Instituto Floresta realiza o projeto em parceria com a Associação Companhia de Aruanda.
Serviço
Ciranda Tarituba
Data: 07 de maio de 2022, sábado
Horário: 15h
Gratuito
Indicação: livre
Endereço:
Rua Joaquim Meira, 9 (ao lado do campo de futebol) – Tarituba – Paraty – RJ
Assessoria de Comunicação
(21) 99695.9954 beatrizcaiado@fldom
EXPEDIENTE: Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
Salve! Miriam obrigado por comentar
Sucesso!! muito sucesso!! Iniciativas como essas é que tornam possível, a preservação da história e tradição de um povo.
Parabéns, queridos amigos! Saúde e vida longa!!
Parabéns pela conquista e reconhecimento!!!