Dia 06 de julho de 2024, o Ponto de Cultura Instituto Brincarte realizou um evento para celebrar e refletir sobre a Política Nacional Cultura Viva. O encontro discutiu o que significa ser um Ponto de Cultura, como e quando essa importante política pública foi iniciada, e revisitou sua trajetória desde 2004 até os dias atuais.
Mediado por Zé Geraldo, artista, professor de música, produtor cultural e representante do Ponto de Cultura Instituto Brincarte, o evento contou com a participação de Patrícia Solari e Roque Gonzales da Associação e Ponto de Cultura Nhandeva, precursores dos pontos de cultura em Paraty.
O evento contou também com a participação da professora Miriam Esposito e de Domingos Oliveira, editor do Jornal Folha do Litoral.
Esposito foi a criadora do projeto “Seu Joaci e o Tempo” (Peirópolis, 2023), que aborda a etnometeorologia sob a perspectiva do caiçara pescador, marinheiro e ilhéu paratiense. Esse projeto venceu o 6° Prêmio Territórios 2022 do Instituto Tomie Ohtake.
Domingos Oliveira, no contexto da Agenda 2030, inaugurou o ponto de coleta de óleo de cozinha usado do Instituto Brincarte, apresentando o programa de educação ambiental “Não jogue seu Óleo pelo Ralo”, reconhecido como referência da Global Passaporte Verde na Rio +20, e anunciou a 20ª Offflip, que acontecerá de 24 a 28 de julho com a temática “Cultura de Paz”.
O evento começou às 10h da manhã com um mutirão envolvendo as famílias da Escola Casa João de Barro, Jardim Brincante. Em seguida, houve o painel expositivo “Cultura Viva 20 Anos – Memória e Reflexão”. A celebração foi encerrada com uma apresentação especial do “Grupo de Cirandeiros Pirão de Gonguitos”, liderado pelo mestre Leônidas Passos.