Programação dos 20 ANOS de OFFflip – Cultura de Paz

Comemorando os 30 anos do Folha do Litoral Costa Verde, a 20ª OFFflip em 2024, tendo como referência o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, será um marco na promoção da Cultura de Paz na região.

A OFFflip, faz parte do calendário de eventos de Paraty, em parceria com o coletivo SOMAR de economia solidária de Paraty, realizara o Ocupa OFFflip – Cultura de Paz, de 24 a 28 de julho, que promete ser um momento significativo de reflexão, diálogo e celebração, inspirando a comunidade a se unir por um mundo mais pacífico e inclusivo.

Para a realização dessa 20ª edição, contamos com o fundamental apoio da Casa da Cultura de Paraty, Secretaria de Cultura de Paraty, coletivo SOMAR – Ocupa Paratii, pousadas, restaurantes, parceiros , anunciantes e comunidade Flitoral – OFFflip.

Junte-se a nós e apoie a OFFflip 2024 – Cultura de Paz!

Programação OFFflip – Ocupa Paratii
Cultura de Paz


17h – COMAMP, Cadê Você?
Apresentação da história do maior movimento comunitário de Paraty e uma oportunidade para lideranças comunitárias apresentarem suas demandas.

18h – Mesa de Abertura da OFFflip Cultura de Paz

19h – Quarteto de Violões
Criado em 2024 sob a regência do Maestro André Pantera, faz parte do Programa de Educação Musical Casa da Música, desenvolvendo um repertório enraizado na música popular brasileira e internacional, entrelaçado ao erudito.

20h – Euplídio e Seu Amigo, o Senhor Pum
Bruno Black explora temas importantes como a amizade, diversidade e aceitação através da história encantadora de Euplídio, um menino de pele negra em uma família multirracial.

20:30h – Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty

O Circuito de Pratos Literários, parte da 20ª OFFFLIP 2024, celebra os 16 anos do Movimento Gastronomia Sustentável de Paraty.

Este evento está alinhado com o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) – Paz e Justiça, destacando a importância da segurança alimentar para erradicar a violência causada pela fome no mundo.

21h – Show de Karina Braz – “Território do Afeto”
Karina Braz, artista local, representa a força e o empoderamento da mulher caiçara. Tradicionalmente participa da Offflip e, nessa 20ª edição, lança o “Território do Afeto”, uma coleção de quatro livros multimídia.


18h – Mesa sobre o I Simpósio de Saberes Inter Mulheres Medicina – Guardiãs da Cura
Grupo de Mulheres de Paraty-RJ apresentará o SSIMM – Simpósio de Saberes Inter Mulheres Medicina, organizado pelas Guardiãs da Cura, reunindo saberes de diferentes povos e lugares, oferecendo voz ao trabalho das mulheres na cura planetária.

19h – Camerata de Cordas da Casa da Cultura
Criada em 2019, a Camerata de Cordas é um conjunto formado por alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico do programa de Educação Musical Casa da Música, regida pelo maestro Rafael Gandolfo.

20h – A Arte de Edith Rizzo
A artista plástica e professora de Matemática, Edith Rizzo, apresentará suas obras e um histórico de sua trajetória dedicada à educação de jovens e à produção artística.

21h – Apresentação dos Cirandeiros de Paraty
A Ciranda caiçara de Paraty, protagonizada por Mestre Antonio Marcolino nas décadas de 60/70, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.


18h – 30 Anos do Folha do Litoral
Domingos Oliveira, editor do jornal Folha do Litoral Costa Verde – FLitoral, convida amigos, parceiros e apoiadores para uma apresentação sobre os 30 anos desse veículo multicultural e socioambiental, inspirado pelo movimento comunitário de Paraty.

19h – Homenagem a Dei Ribas com Pré-Lançamento do Livro “Tudo Magnetizado”
Dei Ribas, ator, jornalista, poeta e percussionista, fará o pré-lançamento de seu livro de poesia “Tudo Magnetizado”. O livro é um resgate de si mesmo através do lirismo da poesia.

20h – Programa Brete Brazil: Série Podcast-Parati
Carlinhos Brete, comemorando 20 anos do Brete Brazil, homenageia apoiadores e entrevistados do Podcast-Parati com a participação musical de Ricardo Violeiro.

21h – Trio Maria Aurora e Banda de Pífanos de Paraty
Trio Maria Aurora e a Banda de Pífanos de Paraty encerram a noite com uma apresentação musical, que será finalizada em um cortejo até o OCUPA na quadra da Matriz.

23h – Sarau Ocupa Paraty – Sebo Cultural Homenagem a Daniel de Jesus na Quadra da Matriz


15h – Agenda 2030 de Paraty
Apresentação dos projetos do Fórum DLIS-Agenda 21/2030 de Paraty, destacando iniciativas locais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promovem a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade.

16h – Bioenergia para a Paz
Apresentação do Laboratório de Bioenergia e Meio Ambiente – CEFET/RJ-Angra dos Reis sobre o uso de bioenergia como ferramenta para promover a paz e a sustentabilidade.

17h – Lançamento Coletivo
Sessão de lançamento de livros com diversos autores apresentando suas obras.

18h – 2ª Primavera Paraty
Celebração literária para lançamento do livro “Primavera Para-Ty 1ª Edição – Antologia Poética”, reunindo 31 poetas que participaram dessa edição.

19h – Lugar de Poeta é na OFFflip
Os Goliardos farão uma performance poético-musical, baseada no Manifesto 2000 por uma Cultura da Paz da UNESCO, focando em combater a violência em suas diversas formas, especialmente contra o povo preto e indígena.

20h – Tirando as Máscaras – Uma Homenagem a Amaral Paraty
Evento com os Mascaradinhos de Paraty e a participação especial do Teatro de Rodas homenageará o fundador do Arteatro Paraty, Ailton Amaral, celebrando a histórica expressão artística desse querido professor e diretor de teatro em Paraty.

21h – Espetáculo “Paisagens Sertanejas de Confins bem Brasileiros”
Dedicado a promover o encantamento pelos parques nacionais brasileiros, através de poemas, fotografias, desenhos e canções, o espetáculo apresenta uma versão multimídia do livro “Motivo & Recompensa – Retratos Geopoéticos”, lançado na OFFflip 2023 pelo arquiteto, poeta, analista ambiental e sertanista, Chico Livino.


Quarta-feira:

  • Pena Forte e Gig (20:30 às 21:30)

Quinta-feira:

  • Trio Maria Aurora (20:30 às 21:30)

Sábado:

  • Ensamble Latino (20:30 às 21:30)

Domingo:

  • Samba da Benção (16:00 às 18:00)
  • Divino Manifesto (após a missa) (20:30)


.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

2 respostas para Programação dos 20 ANOS de OFFflip – Cultura de Paz

  1. fldom diz:

    “Obrigado, Edith! Será um prazer contar com sua participação em uma mesa da OFFflip para falar de sua excepcional trajetória artística. Abraços!

  2. Edith A Rizzo diz:

    Parabéns a todos pelo empenho e dedicação. Domingos, te admiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *