
O 25º Festival do Rio de Cinema aberto na quinta-feira (5 de outubro), no Cine Odeon/Rio, é uma tradição de 25 anos, reconhecido como o maior festival de cinema da América Latina e considerado a vitrine do melhor do cinema nacional e internacional no Brasil.

O Jornal Folha do Litoral Costa Verde , promovendo Paraty e o livro multimidia – ‘Motivos e Recompensa – Retratos Geopoéticos de Chico Livino, marcou presença no terceiro dia do evento, representado pelo editor Domingos Moura de Oliveira, que recitou trechos do seu poema ”A marca do destino”, destacando o título de Paraty e Ilha Grande Patrimônio da Humanidade pela Cultura e Biodiversidade, e a vocação histórica de Paraty para a Sétima Arte, tendo como expoentes os cineastas Maurice Capovilla e Luiz Carlos Lacerda. Finalizando, Oliveira felicitou os coordenadores do Festival, Walkiria Barbosa, Marcos Didonet e toda equipe do Festival.

Walkiria Barbosa e Domingos Moura de Oliveira
Durante o evento, Renato Padovani , diretor da empresa Paraty.com, provedora de internet para o Festival, reconhecido como “nosso guru”, construtor de pontes da utopia para realização, apresentou a Walkiria Barbosa e Marcos Didonet, que também atuam como diretores do Green Nation Festival, o livro multimidia – ‘Motivos e Recompensa – Retratos Geopoéticos, do arquiteto, analista ambiental, fotógrafo, poeta e compositor, Chico Livino, no qual retrata suas grandes paixões: sua musa e a natureza selvagem brasileira; Por meio de variadas linguagens, dentre as quais, canções que compõem três álbuns (os três capítulos do livro) disponíveis em todas as plataformas de streaming: “Paisagens sertanejas de confins bem brasileiros”, “Estandarte” e “Um som pra celebrar a vida”.

Na extensa programação, Première Brasil, séries brasileiras, documentários, curtas e longas, vídeos, animações, cássicos, cults, produções que estão no páreo em busca do Oscar 2023, produções que destacam as narrativas LGBTQIAPN+, filmes que integraram a seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Veneza, longas-metragens laureados no Festival de Cannes e no Festival de Berlim deste ano, filmes premiados do Un Certain Regard (‘Um certo olhar’ em português) de 2023, além de Workshops, seminários, rodadas de conversas e negócios, oficinas debates com educadores, circulação por centros culturais , e sessões gratuitas na Praia de Copacabana.
Data – 5 a 15 de Outubro. Mais informações: www.festivaldorio.com.br
Mostra de Cinema de Paraty

Constuindo pontes entre o 25º Festival do Rio de Cinema e a cidade de Paraty, convidamos para Mostra de Cinema de Paraty, na Casa da Cultura de Paraty, que promove a exibição de filmes realizados na cidade, nas décadas de 1960 / 70 /80. Esta Mostra vai celebrar a época áurea da realização cinematográfica na cidade, com curadoria de Luiz Carlos Lacerda e presença de cineastas e atrizes.
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.