
O secretário municipal de Meio Ambiente de Paraty, Felipe Santo, anunciou a realização da eleição do novo grupo diretivo do Fórum DLIS – Agenda 2030. A votação está marcada para o dia 29 de maio, às 19h, na Casa da Cultura de Paraty.
Segundo o Secretário, o objetivo é garantir a participação oficial de Paraty na COP30, que acontecerá este ano, em Belém do Pará. “É fundamental que as instituições retomem suas cadeiras e participem ativamente do processo”, afirmou.
Felipe destacou a importância de mobilizar todas as entidades locais — públicas e da sociedade civil — para fortalecer o movimento socioambiental no município. “Queremos envolver o maior número possível de organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável de Paraty.
”Reconhecida como Patrimônio Mundial pela Cultura e pela Biodiversidade, Paraty precisa da Agenda 2030 como diretriz coletiva para sua gestão ambiental. “Ela não é apenas da prefeitura, mas de todos”, completou.
O Secretário também relembrou que o Fórum DLIS – Agenda 2030 foi destaque na abertura da Rio+20, em 2012, com o programa de educação ambiental “Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo”, apresentado através da iniciativa Passaporte Verde, do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Agora, a proposta é levar novamente essa experiência à COP30, reforçando o protagonismo local em políticas globais de sustentabilidade.