
Paraty conquistou em 2017 o título de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO, reconhecimento que projeta o município internacionalmente e reforça sua vocação para unir cultura, turismo e sustentabilidade..
O selo incentiva a organização do setor, a geração de empregos qualificados, a preservação de ofícios, da arte culínária tradicional e o fortalecimento de iniciativas comunitárias.
O marco dessa trajetória ocorreu em 2008, durante a OFF FLIP, com o lançamento do projeto Gastronomia Sustentável de Paraty, criado pelo Jornal Folha do Litoral Costa Verde, em parceria com o Fórum DLIS Agenda 21/2030, a Pousada do Sandi e o Restaurante Caminho do Ouro.
A iniciativa conectou produtores rurais e pescadores ao circuito gastronômico, promovendo uma culinária sustentável baseada em produtos orgânicos, agroflorestais e pesqueiros, produzidos pelas comunidades.
Hoje, Paraty integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, compartilhando boas práticas, como a Gastronomia Sustentável e o Programa ‘Não Jogue Seu Óleo pelo Ralo’, referência em Agenda 21/2030 na Rio+20, fortalecendo sua imagem como destino de turismo cultural e gastronômico.