Amigo!
Não queria chorar no até mais
Mas as lágrimas do sal da idade
brotam nos canalículos lacrimais
Tristitate et lacrimi de saudade
Saudade do sorriso de amor
Saudade da voz de serenidade
Saudade do olhar agregador
Saudade a sua solidariedade
Saudade até do seu: Que horror!
Chico Fernandes de Souza, professor de música formado pela Escola Villa Lobos, faleceu hoje na Cidade de Piuma – Espirito Santo, aos 70 anos, vitima de um câncer de medula.
Fernandes iniciou sua carreira em 1974 em Duque de Caxias-RJ, como professor de Educação Musical, Artistica e Dinamizador Cultural, onde permaneceu até 1980. Nesse período gravou a 1 disco independente da Baixada Fluminense “Garra Independente”. Lecionou em várias escolas e fundações, onde se especializou em elaborar atividades extra-curriculares.
Nas cidades que residiu (São Sebastião-SP, Ubatuba-SP, Paraty-RJ, Plúma-ES), participou ativamente com projetos sociais, fundação de associações de moradores, peças teatrais (entre elas “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto), torneios de xadrez, festivais de música, fanfarra, grêmios esportivos, formação de bandas e promoções de eventos de pequeno e médio portes.
Atualmente em Piúma, preside a ONG-PAPA – Parque das Artes Promoções Artisticas e atua com aulas de música, oficinas de xadrez e tênis de mesa, ensaios e iniciação de bandas e carreiras solo, integrante da banda Pais e Filhos (formada por membros da familia).
Participa anualmente do Projeto Cultural França x Brasil, iniciado em 2006 em Paraty-RJ, com este projeto tem feito um intercâmbio entre França x Paraty x Piúma. E desde julho de 2010 quando promoveu à ida de um grupo de jovens músicos de Piúma a Paraty, integrando-os ao projeto, receberam lideres da ONG SAUDADE BRASIL (França) em Piúma e este ano, em julho-agosto, repete o intercâmbio com a ida a Paraty e a vinda dos franceses a Piúma.
Dessa parceria, nasceu o convite para o Professor Francisco Fernandes e a banda Tio Chico, de Piúma, irem à França em novembro, para apresentação do documentário França x Brasil, em um festival de cinema.
EXPEDIENTE:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com