O fim melancólico de uma tragédia que não tem fim

Juçara Braga

Na terça-feira, 23/08/2022, foi encontrado morto o último índio da etnia Tanaru, povo isolado que vivia em Rondônia. Conhecido como “índio do buraco” pelo hábito de sempre cavar um buraco nas habitações que construía, ele viveu solitário na floresta nos últimos 26 anos e nunca aceitou estabelecer contato com a “civilização branca”.

Em meados da década de 1990 morreram os últimos parentes desse índio que partiu agora. Em matéria do G1, ficamos sabendo que “os indígenas Tanaru foram vítimas da colonização desenfreada, da instalação de fazendas e da exploração ilegal de madeira, que levaram a sucessivos ataques aos povos isolados que viviam na região e resultaram em mortes e na expulsão dos indígenas de suas terras”.

Crime que se repete ainda hoje de forma intensa. Vá você entender uma sociedade que perpetua e normaliza o extermínio sistemático de seres humanos. A ganância dessa gente não tem limites. Bruno Pereira e Dom Phillips são as vítimas mais recentes dessa barbárie.

O índio do buraco, sua vida solitária na floresta durante 26 anos e sua morte revelam muito sobre o Brasil e mais ainda sobre candidatos e candidatas que estão aí, sorriso à mostra e promessas vãs, pedindo nosso voto nessas eleições. Nossa arma, neste momento, está no voto. Não desperdicemos esta bala de prata.

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *