
Se a cultura de guerra polui o espírito, a terra, os rios e os mares… pode ser a gota d’água para nossa sede de paz e justiça social.
Diante de um cenário global marcado por conflitos geopolíticos, financiados pela indústria bélica, a OFFflip reafirma, em 2025, seu compromisso com a Cultura de Paz.
Após celebrar vinte anos em 2024 — alinhada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ao ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) —, e diante do fato de que nada mudou, o evento retorna com a mesma temática, prestando homenagem a Manoel de Barros e ao seu poema – O Livro sobre Nada, reafirmando-se como um espaço de arte, encontro e resistência em defesa da paz.
Com a FLIP de volta ao calendário no final de julho, a OFFflip acontecerá na semana anterior, mais uma vez abrigada pela nossa Casa da Cultura de Paraty, com rodas de conversa, saraus e vivências que renovam seu pacto com a vida, o planeta e os saberes de Paraty e da Ilha Grande – Patrimônio Mundial pela Cultura e Biodiversidade.
Vista a camisa da OFFflip 2025 – Cultura de Paz e apoie a realização deste evento comunitário, independente e transformador.