Paraty firma Carta-Compromisso pelos ODS 2025-2030 e celebra 25 anos da Agenda 2030 de Paraty em sintonia com a COP 30

Paraty, outubro de 2025 – Em sintonia com os debates da COP 30, que neste ano mobiliza líderes globais em torno das soluções para o clima e o desenvolvimento sustentável, o prefeito José Carlos Porto Neto assinou, no dia 30 de outubro, a Carta-Compromisso Paraty/RJ pelos ODS 2025-2030. O documento marca o ingresso oficial de Paraty na iniciativa “Meu Município pelos ODS”, promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), e celebra os 25 anos do Fórum DLIS- Agenda 2030 de Paraty, reconhecida desde a Rio+20, em 2012, como referência internacional pela iniciativa Global Passaporte Verde do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
A assinatura reafirma o compromisso da Prefeitura em alinhar o planejamento estratégico municipal aos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, fortalecendo a integração entre gestão pública, participação social e preservação ambiental.
Sob a coordenação das Secretarias Municipais de Planejamento, de Meio Ambiente e Executiva de Governo, o município desenvolverá um conjunto de ações estruturantes, entre elas:
Criação da Comissão Municipal para os ODS, instância paritária e participativa entre poder público e sociedade civil;
Elaboração do Diagnóstico Situacional do Desenvolvimento Sustentável, que servirá como base técnica para o planejamento municipal; (Revisão do Plano DLIS Agenda 2030 de 2016)
Formulação do Plano de Ação e Metas 2025–2030, integrado ao Plano Plurianual (PPA) e alinhado aos 18 ODS e suas 169 metas;
Produção do Relatório Local Voluntário (RLV), garantindo transparência e visibilidade às políticas públicas locais relacionadas à Agenda 2030.
O documento assegura ainda capacitação técnica, apoio metodológico, acesso a linhas de financiamento nacionais e internacionais e reconhecimento por boas práticas de sustentabilidade.
“Paraty reafirma seu compromisso com o futuro, com o planeta e com sua gente. A Carta-Compromisso é um passo firme rumo a uma gestão mais integrada, justa e sustentável — um compromisso que conecta a cidade à agenda global discutida na COP 30”, destacou o prefeito José Carlos Porto Neto.
Com a adesão, Paraty passa a integrar oficialmente a rede do Programa Cidades Sustentáveis, fortalecendo sua presença na agenda climática global e ampliando o intercâmbio com outros municípios comprometidos com a sustentabilidade.
A assinatura da Carta-Compromisso pelos ODS 2025–2030 simboliza o início de um novo ciclo de políticas públicas e celebra uma trajetória que fez de Paraty uma referência internacional desde a Rio+20, quando foi reconhecida pelo PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente como exemplo de cidade comprometida com o turismo sustentável, a cultura e a preservação de seu patrimônio natural.
Redação: Folha do Litoral Costa Verde
Parabéns pela iniciativa. Na esperança que venham resultados concretos urgentes e necessários para nossa cidade no tema ambiental sobretudo. Paraty é cidade patrimônio mundial pela sua biodiversidade e cultura, pela UNESCO, necessitamos cumprir metas e fazer jus a essa titulação. Ao menos uma coleta seletiva de resíduos universalizada para todo o município é uma necessidade básica para PARATY. Que o poder público acorde para essa urgência.