Por que o óleo usado dos restaurantes do Abraão – Ilha Grande é jogado no cais?!

Vendo as imagens do carrinho com bombonas vazando óleo e sem a obrigatória identificação visual com o nome da Cooperativa de Coleta, e as imagens de óleo derramado pelas ruas e no cais, a pergunta exclamatória do título da reportagem clama por uma resposta da comunidade e, oficialmente, das instituições públicas e privadas sediadas e que atuam diretamente na Vila do Abraão.

Se considerarmos que nestes últimos 9 anos o Programa de Educação Ambiental ‘Não jogue seu óleo pelo ralo – PROVE Costa Verde’ cadastrou, equipou com bombonas, georreferenciou e certificou os restaurantes da Ilha Grande, em conformidade com as leis ambientais municipal e estadual, precisamos saber porque atualmente, com exceção da Pousada o Pescador, Restaurante Lady Roots e Pousada Armação dos Anjos Restaurantes, a maioria dos restaurantes pactuam com uma coleta que não atende aos requisitos legais de armazenamento, transporte e declinam de um programa de educação ambiental oficial, que amplia os recursos do ICMS Ecológico para o município e promove a Ilha Grande como Patrimônio Mundial pela Cultura e Biodiversidade.

Um outra questão que precisa ser esclarecida é: que fim levaram as bombonas adesivadas com a programação visual do programa de Educação Ambiental –‘Não jogue seu óleo pelo ralo’,   financiadas pelo Comitê de Bacias da Ilha Grande e cedidas a estes restaurantes certificados pelo PROVE – Costa Verde? E por que a Cooperativa Serra do Mar, credenciada pelo PROVE- INEA e que atua legalmente na região desde o início da implantação deste programa, em 2008, está sendo coagida por esta coleta que não atende aos requisitos da resolução SEAS / Inea?

Essa matéria foi encaminhada para o  CBH-BIG, SEAS, INEA e Prefeitura de Angra dos Reis. 

 

EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral21@gmail.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *