Saneamento é apontado como prioridade no PPA 2026–2029 de Paraty


Durante a consulta pública para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, os cidadãos de Paraty destacaram saneamento, saúde e educação como áreas prioritárias para os próximos quatro anos.

Com base nas prioridades apontadas pela população na consulta pública para o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 — saneamento, saúde e educação — e tendo como pauta principal o saneamento, foi realizada uma reunião entre o secretário de Planejamento de Paraty, Dax Goulart, Secretário do Ambiente , Felipe Santo, o presidente do Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG), Luis Paulo, o representante da AGEVAP, Vitor Santos – Especialista em Recursos Hídricos , e o editor do jornal Folha do Litoral e mediador Agenda 2030 de Paraty, Domingos Oliveira. O encontro teve como objetivo alinhar a inclusão das ações previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e dos projetos apoiados pelo CBH-BIG no planejamento municipal.

Entre os investimentos já executados em parceria com o Comitê estão a instalação de 100 biodigestores na comunidade da Ponta Negra e a construção de cinco banheiros na Aldeia Indígena Araponga, com tecnologia de saneamento ecológico em colaboração com a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais.

Atualmente, estão em andamento:

  • a Estação de Tratamento de Esgoto da Praia Grande (ETE);
  • a instalação de 60 biodigestores no bairro Taquari, por meio do Projeto SANEAR BIG;
  • a implantação de estações de monitoramento em tempo real nas captações de água (Graúna, Paraty Mirim e Trindade) e em pontos estratégicos para a Defesa Civil, como Ponte Branca, Coriscão, Corisquinho, Patrimônio e Escola Municipal de Trindade.

Segundo Luis Paulo, os dados consolidados no PMSB — em especial os capítulos sobre hierarquização e plano de ações, além do Manual Operativo — serão fundamentais para nortear as metas do PPA. A AGEVAP também se comprometeu a oferecer suporte técnico à Prefeitura para aprofundar a análise dessas informações.

Para o secretário Dax Goulart, a integração dessas iniciativas reafirma a prioridade indicada pela população:

“A integração entre saneamento, saúde e educação é fundamental para garantir qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para Paraty.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *