E. M. Ministro Sérgio Mota implanta Projeto de Educação Ambiental – Não jogue seu óleo pelo ralo

A Prefeitura de Paraty, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Educação, em parceria com a Cooperativa Serra do Mar e apoio do DLIS Agenda 21/2030 de Paraty, Comitê de Bacias da Ilha Grande, Jornal Folha do Litoral Costa Verde, Nova FM, Paraty.com, Escola Municipal Ministro Sérgio Mota e Comunidade tendo com cenário a Tenda da Agenda 2030 promoveram o lançamento do Programa de Educação Ambiental – ‘Não Jogue seu óleo pelo ralo’ nesta unidade escolar do Pantanal.

Fabiano Rangel – Diretor Geral da EM Ministro Sérgio Mota- Ressaltou que, com tais iniciativas, estão trabalhando as ODS. “Parece que é algo que veio de longe, das Nações Unidas, mas que tem muito a ver com a nossa realidade de Paraty. Quando o pescador percebe que, ao invés de degradar o ambiente, pode preservar e desenvolver de forma sustentável, com o turismo, ele está ganhando muito pela nossa cidade. Disse ainda que o importante é que toda essa globalização acaba coincidindo com a realidade da escola, “quando trazemos também o programa ‘Não jogue seu óleo pelo ralo’”, pedindo para que ninguém jogue seu óleo usado no ralo, todos da comunidade, pois estará poluindo muito o meio ambiente de Paraty, principalmente do Pantanal. “Traga seu óleo velho, ele pode ser reciclado e convertido em muitos benefícios para nós mesmos”, finalizou.

Débora Guimarães – Diretora Adjunta – Comentou sobre a importância do projeto, muito bacana, “Escola e Comunidade”, que estão iniciando, numa parceria de sucesso, lançado pela Kaimá Fundation, com o qual vão trabalhar algumas das ODS que se encaixam em Paraty, salientando que “nossa escola agora vai ser um ponto oficial de coleta de óleo usado,que vai reverter em recurso para o município – que é o ICMS Verde, convidando a comunidade para levar seu óleo para lá “e não o entregue em qualquer ponto de coleta, pois há muitos coletores clandestinos, que levam esse óleo para outros locais e verba não fica no nosso município, então, traga-o para a escola, pois aqui é garantido”.

Vagno Martins – Coordenador da Agenda 2030 e Sub-Secretário de Agricultura – A parceria que está sendo firmada entre as Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Agricultura e Agenda 21 hoje discute a Agenda 2030 em Paraty. Estamos firmando nesta escola a campanha ‘Não jogue seu óleo pelo ralo’, numa parceria com a Cooperativa Serra do Mar e Agenda 2030. Em breve estaremos caminhando pelas escoas, participando das ações e integrando as atividades desse que é o maior projeto de educação ambiental da Costa Verde.

Milena Cardoso – Secretária Adjunta de Educação – Estamos nessa parceria do projeto de educação ambiental ‘Não jogue seu pelo pelo ralo’, é fundamental chamar a comunidade para esta importante questão, de cuidar do meio ambiente; é importante essa parceria de todas as Secretarias, também com o departamento de Águas e Esgotos, parceiros conosco nas escolas.

Luís Paulo – Diretor Presidente do Comitê de Bacias da Ilha Grande – CBHBIG – É um prazer estar aqui na Escola do Pantanal, junto com o Samyr, para poder participar deste evento grandioso, em parceria com a escola. É uma oportunidade de trazer o nosso Mapa de Recursos Hídricos e o Plano de Bacias.

Samyr Mariano, direotr do CBHBIG – Estaremos trabalhando junto com os estudantes durante dois meses, na parte de coleta seletiva e na campanha do óleo. É importante lembrar que não devemos jogá-lo no ralo e precisamos separar os resíduos de forma adequada. Durante esses dois meses faremos um trabalho de conscientização, para firmar a campanha na comunidade do Pantanal junto com a escola.

Ldjane Silva – Presidente da Cooperativa Serra do Mar – Estou com a Tenda da Agenda 2030 na Escola Municipal Ministro Sérgio Mota, na comundiade do Pantanal, fazendo o lançamento do ponto de coleta do programa de educação ambiental ‘Não jogue seu óleo pelo ralo’, que é contemplado pelo 6º ODS – Água Potável e Saneamento Básico. Convido toda a comunidade a fazer parte deste programa e desta importante iniciativa, que está sendo impantada o bairro. ‘Não jogue seu óleo pelo ralo’, seja um parceiro da escola!

Sérgio Salvati – Professor da E.M. Ministro Sérgio Mota – Já acompanho os trabalhos da Agenda 21, hoje Agenda 2030. Já fiz parte da diretoria, junto com o Michel e com Aline, nos tempos da pandemia, um momento também importante. O trabalhos da Agenda vêm se desenvolvendo com bastante intensidade agora nessa retomada. Estamos na Escola do Pantanal, concluindo importante primeiro passo para discutir os ODS, trazê-los para o ambiente escolar e também trazer a discussão sobre o recolhimento do óleo vegetal usado, pois a escola é um ponto de referência no bairro, para trabalharmos a educação ambiental, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a preservação do meio ambiente, que é a coleta do óleo usado. Parabenizo a todos e me sinto feliz em receber este projeto aqui na Escola Municipal Ministro Sérgio Mota

Desenvolvido pelo Fórum DLIS Agenda 21/2030 de Paraty, o programa ‘Não jogue seu óleo pelo ralo’ completa 15 anos, e foi reconhecido como referência em educação ambiental pelo Passaporte Global Verde na Rio+20.

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *