Sem comunicação não existe vida

O sucesso da reprodução e desenvolvimento de um ser vivo, de um indivíduo, e até mesmo de uma empresa ou instituição, essencialmente depende da qualidade de sua comunicação.
Entretanto, mesmo vivendo na era da informação – Youtube, Facebook, Instagram, ‘Tic Toc no Twitter’, chat GBT e a IA – Inteligência Artificial, podemos facilmente constatar que, mesmo com todos esses recursos, ainda não conseguimos nos libertar da síndrome da Torre de Babel, onde todos falam e só uns poucos realmente conseguem se comunicar.


A comunicação, do latim, communicatio, significa ação de participar e compartilhar um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais seres, por meio de ações biológicas ou códigos linguísticos mutuamente entendíveis que, considerando o imperativo ambiental e a relação espaço tempo, permitem uma dinâmica interpretação das mensagens, possibilitando alternativas de sobrevivência de uma espécie, de um indivíduo, de um grupo social, de uma empresa ou de uma instituição.
Em síntese, podemos afirmar: a história da comunicação e a biologia estão intimamente ligadas, desde os primórdios da evolução dos seres vivos. A comunicação é uma necessidade básica para a sobrevivência das espécies, e é um dos principais mecanismos de adaptação às mudanças do ambiente. Sem comunicação não existiria a Biogêneses.
Com base nesse conceito e na sua missão de Comunicar@çães para vida, o Jornal Folha do Litoral Costa Verde – Flitoral*, propõe aos seus leitores, colaboradores e anunciantes, através de uma série de reportagens, uma nova leitura sobre a metodologia de Gerenciamento Integrado, promovido por esse veículo e sua rede de parceiros nestes últimos 28 anos, que resultaram em um conjuto de projetos que, efetivamente, contribuíram para a preservação ambiental, o desenvolvimento social e econômico de Paraty e da região da Costa Verde. Entre eles:
Agroecoturismo, Revitalização do Caminho do Ouro, Melhoria da Cachaça de Paraty, Plano Diretor de Paraty, Plano de Turismo de Paraty, Vivência Paraty, Passaporte Verde, Não Jogue seu óleo pelo ralo, Gastronomia Sustentável, Carbono Compensado, Offflip e Planejamento Estratégico Agenda 21 de Paraty que, atualmente, fazem parte dos dossiês da UNESCO – Paraty Cidade Criativa pela Gastronomia e Paraty e Ilha Grande Patrimônio da Humanidade pela Cultura e Biodiversidade.
Na próxima edição apresentaremos a metodologia de Gerenciamento Integrado para a qualidade de vida.

Pesque esse peixe e promova os seus produtos e serviços na rede flitoral de negócios.

Clique no peixe-

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

6 respostas para Sem comunicação não existe vida

  1. fldom diz:

    Obrigado Cicera pela gentileza do seu comentário

  2. Oi Luiza, boa tarde. Sou meio suspeita pra falar, sou fã do seu trabalho e do trabalho do Domingos, não faço nem uma questão de esconder isso. Parabéns amiga. Sucesso sempre!

  3. fldom diz:

    Prof. Doc Blues Carlos Fernando, obrigado por comunicar@ções para vida. Viva a biogêneses!

  4. fldom diz:

    Boa noite Luiza Você faz parte da Rede FL de Negócios. Parabéns pela qualidade de sua comunicar@ções.

  5. Luiza Faria diz:

    Não poderia deixar de cumprimentar ao editor,Domingos Oliveira pelo belíssimo texto e também parabenizar ao Jornal Folha do Litoral pelos 28 anos, Comunicando @ções para a vida!

  6. Carlos Fernando Andrade diz:

    Comentar é se comunicar! Novos tempos e renovadas esperanças, gestão participativa é tudo de bom. Vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *