Artista da terra e representante da força e do empoderamento da mulher caiçara, Karina Braz faz o seu tradicional Show de abertura na OffFlip. Nesta 20ª edição, ela lança “Território do Afeto”, uma coleção de quatro livros multimídia de sua autoria.
O espetáculo/performance “Cantação de Histórias” apresenta as canções Juruá, Roque, Quero-quero e Bem do Coração. Visando acessibilidade e inclusão, o show possui intérprete de Libras e busca estimular crianças e jovens a preservarem a natureza, respeitarem os animais e valorizarem suas culturas e origens. A performance incentiva a participação ativa das crianças com canto, dança e gestos, e utiliza chocalhos de pé feitos de materiais recicláveis para abordar a preservação ambiental.
Karina define o Território do Afeto como um espaço coletivo herdado da pedagogia de Paulo Freire, onde o canto, a dança, a poesia e o respeito à natureza se unem, e onde cultura e educação são inseparáveis. Em sua obra, ela destaca que as músicas do Território do Afeto expressam uma leitura ecopedagógica sobre as dimensões socioambientais das comunidades tradicionais, com direito a uma educação diferenciada que valoriza a cultura comunitária, os valores da ancestralidade e o pertencimento ao território.
A Coleção Território do Afeto é um projeto de educação ambiental e inclusiva, incorporando os saberes das comunidades tradicionais de Paraty. Com pintura à mão e música autoral, as mulheres caiçaras expressam sua cultura através deste material ecopedagógico artesanal, voltado para o público infantojuvenil, incluindo crianças surdas e cegas.
Clique nas imagens e compartilhe o link do livros em pdf