UMA VEZ EXTINTOS OS HUMANOS?

Carlos Fernando Andrade

Depois de ficar muito angustiado com a certeza (inevitabilidade) de que a inteligência dos computadores vai mesmo superar a dos humanos, eu escrevei sete artigos curtos sobre a IA. E assim sendo, por coerência, o último artigo chama-se ‘Extinção’ (link). Nossa extinção, é claro.

Mas, um biólogo evolucionista não deve se preocupar muito com isso. Vamos mesmo nos extinguir, é certo. Em 300 anos? Menos?

Bem, volto a escrever sobre essa tal ‘Vida’, mas não sobre a 3.0 conforme cunhado por Max Tegmark em seu livro.[1]

Então, o que? Oras, na óbvia evolução da vida 2.0, orgânica, biológica, natural, que nos trouxe até aqui. Ela seguirá, muito provavelmente pautada pelos computadores da vida 3.0, mas seguirá.

Encontro hoje uma boa dica de livro no Nature Briefing e repasso aqui. O livro: ‘Why Animals Talk’ do zoólogo Arik Kershenbaum, Editora Viking (2024), sem tradução no Brasil ainda.

A resenha (pelo Google tradutor) é: ‘Por que os animais falam’. Os humanos são os únicos animais com linguagem? pergunta Arik Kershenbaum. Estudos de animais em laboratório sugerem que sim. Mas estudos em animais selvagens produzem uma resposta mais complexa, argumenta Kershenbaum neste livro altamente legível, baseado em investigações de campo em todo o mundo. Seus sete capítulos consideram a comunicação em lobos, golfinhos, papagaios, híraces, gibões, chimpanzés e humanos. Talvez a diferença entre a comunicação humana e a de outros animais seja de grau, e não de tipo, ele propõe (meu grifo). Beleza! Assim, certamente surgirão logo outros animais sapiens

E a evolução deve permitir que outras espécies conquistem maior inteligência e as consequentes belezas da criatividade, como a música, pintura, escultura, dança, esportes, descobertas da Física e Matemática, da Astronomia, etc… etc… Acho meio óbvio que isso ocorra mais facilmente em mamíferos. Papagaios ? Não sei não. Híraces? (foto). São 5 simpáticas espécies, 4 delas na África (link). Quem sabe? Vida que segue! A dois ponto zero!


[1]Vida 3.0: O ser humano na era da inteligência artificial”. Primeira Edição 2017 Borzoi Book Published by Alfred A. Knopf. Original disponível em pdf. Edição Brasileira Dez. 2020. Editora Benvirá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *