Abrigado pela Tenda da Agenda 21/2030, o 2º Vivência Taquari, dedicado à comunidade do Taquari, aconteceu no dia 20 de maio, no Largo da Cachoeira – Sertão do Taquari. O evento foi aberto pelo Coordenador do Fórum DLIS – Agenda 2030 de Paraty e subsecretário da Pesca e Agricultura, Vagno Martins.
Martins explicou os objetivos de retomada da segunda edição do Projeto Tenda da Agenda 2030 – Vivência Taquari , que percorrerá as outras comunidades do município. Também destacou os projetos dessa Agenda, entre eles o Programa de Educação Ambiental – Não jogue seu óleo pelo ralo.
O morador do São Roque, sr. Valdivino, apresentado por Vagno Martins, fez um histórico sobre sua atuação como liderança da reforma agrária no assentamento de São Roque, Taquari e Barra Gande e como fundador do Sindicato dos Produtores Ruais e da Cooperativa PACOVA. Finalizou, salientando a importância do direito de uso do galpão – construído pelo INCRA em área destinada à comunidade – pela Associação de Produtores e Moradores do Taquari, que atualmente está com o Sindicato dos Produtores Rurais.
O Presidente do Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande – CBHBIG, Luís Paulo, falou sobre a missão e os projetos desenvolvidos pelo Comitê, entre eles: Instalação dos Biodigestores nas comunidades de Ponta Negra e Japariz; Plano Municipal de Saneamento Básico de Paraty e Angra dos Reis; Projeto de Saneamento Ecológico da Aldeia Araponga; Programa de Educação Ambiental “Não jogue o seu óleo pelo ralo”, destacando a importância da retomada do projeto da Tenda da Agenda 2030 – Vivência Paraty, que também foi apresentado nesse Comitê. Finalizou, exaltando a beleza e a importância da preservação do Rio Taquari
Homenagem e programação
O artista, restaurador e mestre de solda, sr. Fernando José dos Santos, morador do Taquari há 51 anos, foi homenageado pelo evento com a apresentação de um vídeo com suas obras de arte, que fazem parte do Projeto do Lixo ao Luxo.
Programação Esportiva e Musical
Esporte
As atividades esportivas foram relizadas pelo projeto Liga da Justiça, coordenada por Raul Guerrero e Geisa Oliveira, com a participação das crianças da comunidade.
Música
A programação musical contou com a participação do cantor e violonista Luiz Ribeiro, da cantora e compositora caiçara Karina Braz – promotora do projeto desde a primeira edição – e do Trio de Forró Maria Aurora composto por André Brandão, Ana de Magalhães e Mateus Rocha.
Encerramento
O 2º Vivência Taquari foi finalizado pela presidente da Associação de Produtores e Moradores do Taquari e organizadora do evento, que também faz parte da Agenda 2030 de Paraty, Pamela Pinto, informando que, em breve, a Tenda da Agenda 2030 – Vivência Paraty chegará a outras comunidades.
Ela ressaltou o apoio da Secretaria de Pesca e Agricultura e, em especial, dos músicos que voluntariamente, e sem cachê, dedicaram suas apresentações à comunidade do Taquari.
O Projeto Vivência tem o objetivo de divulgar os roteiros vivenciados, de base comunitária, para potencializar as Associações de Moradores, produtores rurais, pescadores artesanais, artesãos, restaurantes, guias de turismo, meios de hospedagens e comércio local, envolvendo toda a cadeia turística do município de Paraty, no contexto de Paraty e Ilha Grande Patrimônio Mundial – Cultura e Biodiversidade.
Google Map – Vivência Taquari
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.
Obrigado Karina por apoiar esse evento
Movimento importante da comunidade junto a agenda 2130, agradeço a oportunidade de participar no fortalecimento do nosso território.