Exposição
‘’Dalcir Ramiro – 50 Anos de Cerâmica”

A Casa da Cultura de Paraty celebra os 50 anos de trajetória de Dalcir Ramiro, artista paratiense que transformou o barro em linguagem poética e ancestral.
Autodidata, Dalcir iniciou seu percurso após conhecer Dona Dita Olímpia, paneleira tradicional que lhe ensinou a arte indígena da cerâmica. Suas obras, moldadas com a técnica da cobrinha e ferramentas simples — como sabugo de milho, pedaços de cuia de cabaça e pedras de cachoeira — expressam respeito à terra, harmonia e sensibilidade.
A exposição “Dalcir Ramiro – 50 Anos de Cerâmica” integra o XVII Encontro de Ceramistas de Paraty (18 a 21 de abril), que reúne artistas do Brasil e do mundo com o tema “Cerâmica: Uma Conexão Multissensorial”.
Dalcir, além de homenageado, compartilha sua experiência ao lado de nomes como Tino Sartori (Itália), Virgínia Fróis (Portugal) e representantes da Oficina Francisco Brennand (PE).
Destaque para o documentário de Renato Padovani e Dinho Silva, que retrata a trajetória de Dalcir Ramiro, o guardião da arte dos ceramistas: “…moldando sobre o barro cru a busca eterna da perfeição da forma…”