17ª OFFflip OBS Cultura e Biodiversidade -Os Caminhos da Bocaina


Link do vídeo https://youtu.be/rkTFJZKjQZs

A abertura da “OFF FLIP OBS – O Básico da Sexta, Cultura e Biodiversidade 2021 terá uma mesa inicial com foco nos 50 anos do Parque Nacional da Serra do Bocaina – PNSB, segundo maior fragmento de Mata Atlântica, tendo sua cobertura vegetal conservada – cerca de mais de 90%, habitat de muriquis, jacutingas macucos, saguis-da-serra-escuro e outros animais ameaçados de extinção, com a descoberta de novas espécies da fauna e flora a cada ano no interior da unidade. Para falar desta maravilha, participarão da mesa de Abertura: Mário Douglas, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada – ICMBio/Paraty; Adriana Mattoso,Arquiteta, Fotógrafa, Gestora de Área Protegidas; e Felipe Muriqui, da equipe do Projeto Muriqui Bocaina.

Mário Douglas, abordará o tema PNSB como grande exemplo e grande esperança de que é possível manter a matriz de desenvolvimento da região da Costa Verde equilibrada – preservação ambiental com desenvolvimento social, econômico e que dentro dessa conjuntura residem todos os planos de gestão para o futuro, baseados principalmente no uso sustentável do território e, particularmente na Serra da Bocaina, na visitação, nas mais diferentes possibilidades de turismo, que hoje são pouco exploradas na região, que vão desde o turismo de massas – mais comum na região – até o turismo de aventura, passando pelas corridas de longos percursos, turismo de base comunitária, que agrega às comunidades tradicionais renda, orgulho e o pertencimento ao Parque Nacional Serra da Bocaina, que tem um gigantesco potencial de crescimento dentro de uma matriz econômica, que colabore e substitua as práticas irregulares na região.

Adriana Mattoso, que desde 1997 tem uma relação visceral com o PNSB, falará sobre os Caminhos da Bocaina (título de um seu documentário). Ela iniciou sua vida profissional e de ativista socioambiental durante o apoio aos caiçaras de Trindade em sua resistência contra a tentativa de expulsão de suas terras pela multinacional que incorporou o Condomínio Laranjeiras, entre 1975/1980, quando fotografou e publicou várias matérias sobre o tema, e dirigiu os documentários “Trindade para os Trindadeiros” e “Vento Contra”. Trabalhou no Sistema Ambiental Paulista entre 1983 e 2016 com Planejamento Estratégico e Gestão de Áreas Protegidas, principalmente no PE Serra do Mar. Coordenou a 1ª Etapa do Plano de Manejo do Parque Nacional Serra da Bocaina em 1997, quando foram realizadas as primeiras reuniões públicas da sua história, incluindo a montagem de uma exposição fotográfica sobre o Parque em Cunha, São José do Barreiro e Paraty.

Felipe Muriqui é ambientalista e membro da equipe do Projeto Muriqui Bocaina, que realiza, desde 2014, entrevistas com moradores e expedições nas UCs da região, com o objetivo de localizar e mapear grupos remanescentes de muriquis-do-sul, também conhecidos como mono ou mono-carvoerio. Os muriquis são primatas que acorrem apenas na Mata Atlântica e são considerados criticamente ameaçados de extinção de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza a IUCN. Estima-se que restem apenas 1200 indivíduos adultos. A equipe do projeto já realizou 45 expedições ao longo dos últimos anos e localizou 6 grupos, totalizando 90 indivíduos da espécie. Além disso coletou relatos da ocorrência dos muriquis com os moradores em muitas localidades – que ainda não foram confirmados. A equipe do projeto utiliza desde de 2020 drones para monitorar os grupos conhecidos e tem estudado a possibilidade de utilizar drones acoplados de câmera térmica para localização de novos grupos, metodologia que já é utilizada por pesquisadores da UFV.

Flitoral Comunicar@ções para a vida

Contribua com esta produção: faça um PIX a partir de R$ 10,00 e Concorra ao Sorteio de uma Cesta Básica – OBS. Chave do PIX 22.841.425/0001-66. Envie o comprovante do PIX para flitoral21@gmail.com

Participantes

Mário Douglas, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada – ICMBio/Paraty

Adriana Mattoso,Arquiteta, Fotógrafa, Gestora de Área Protegidas

Felipe Muriqui, da equipe do Projeto Muriqui Bocaina.

SERVIÇO:

Abertura da OFFflip OBS – Cultura e Biodiversidade

DIA: 18/08 (quarta)

HORA: 19h10

LOCAL: https://youtu.be/rkTFJZKjQZs

EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário