Apresentação do Grupo Diretivo do Fórum Dlis Agenda 21 de Paraty /2020

6 de maio de 2020

Com a impossibilidade de realização de uma assembleia geral, devido ao isolamento social, provocado pela pandemia do COVID-19, pautado pela urgente necessidade de dar continuidade às atividades da Agenda, o órgão Diretivo fez uma chamada nas mídias sociais  aos interessados em compor o Grupo Diretivo interino do Fórum DLIS Agenda 21 de Paraty por um período de três meses, ou até que se possa concretizar uma assembleia presencial.

Com base nas inscrições, foi criado um novo Grupo Diretivo e um Plano de Trabalho para conhecer e incorporar as demandas das comunidades para a gestão do próximo triênio (2020-2022). O plano de trabalho será apresentado em reunião online, na plataforma Zoom, no dia 08/05/2020  às  16h (o link será enviado através  de email para as  instituições inscritas  na Agenda 21 e transmitido ao vivo pelo canal  Flitoral no Youtube).

Apresentação do novo grupo diretivo:

Michel Schutte – Formado em Biologia, com mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRuralRJ. Há mais de dez anos trabalha como consultor ambiental com experiência na gestão de projetos, especialmente em empreendimentos de utilidade pública, com foco em energias renováveis. Apaixonado por Paraty com o sonho de tocar projetos de conservação, em 2015 estabeleceu moradia no município, buscando agregar sua experiência de consultor. Em 2017 assumiu a implantação do projeto Carbono Compensado no Quilombo do Cabral e assumiu a função de conselheiro do Conselho da APA Municipal Marinha de Paraty. Através do projeto Carbono Compensado aproximou-se da Agenda 21 e, agora, assume interinamente a cadeira de Coordenador Executivo da Agenda 21 de Paraty.

Aline Gaglia – Bióloga, com mestrado em Ecologia pela UERJ, mora em Paraty há quase cinco anos. Com perfil mais organizacional, assume a cadeira de Secretária Geral no Grupo Interino da Agenda 21 de Paraty. Gaglia trabalha com licenciamento ambiental há mais de quinze anos, especialmente com estudos e conservação de fauna. Atualmente tem como propósito fazer gestão de projetos regenerativos.

Sérgio Salvati – Biólogo, pela UNESP, e mestre em Turismo Sustentável pela USP. Mora em Paraty há oito anos. Chegou à cidade por conta do Projeto de Gerenciamento Costeiro da Baía da Ilha Grande, onde assumiu a Secretaria Executiva do Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina. Hoje, atua como voluntário em vários coletivos da cidade, como a Associação de Moradores do Jabaquara, o Recicla Paraty – de apoio à Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados, a Frente Socioambiental de Paraty e, desde 2019, acompanha os trabalhos e as discussões da Agenda 21 de Paraty. Atualmente foi eleito Secretário de Comunicação desta Agenda 21. Conforme seu depoimento no vídeo,  Salvati afirma: “O desafio de conduzir Paraty pelo caminho da sustentabilidade social, econômica e ambiental é o que me motiva a estar aqui com vocês.”

Editores: João Bosco Gomes, Carlos Dei e Domingos Oliveira

Folha do Litoral Costa Verde