Crescer sem violência

13 de outubro de 2020

Crescer sem violência é o tema do bate-papo que vai ao ar no dia 15 de outubro, 16h, pelo canal do Instituto Colibri no Facebook. Este encontro é uma das ações que antecipam o lançamento da Campanha Educativa de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente de Paraty, cujo slogan é Abra os Olhos para os Sinais. Elaborada pelo CMDCA e o Instituto Colibri, a Campanha integra as ações do Programa Paraty: Educar e Acolher e tem como intuito conscientizar e responsabilizar as famílias, sociedade civil e membros das instituições públicas sobre a violação de direitos infantis.

A violência que atinge crianças e adolescentes dão diferentes sinais no dia a dia. É através da identificação dos sinais que podemos atuar no combate à violência e mitigar suas consequências negativas. As convidadas para debater esse tema são Priscila Pereira, Coordenadora do Núcleo de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura e Conselheira Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro e Lucinete Garcia, Pedagoga e Conselheira Tutelar desde 2010, foi integrante da Comissão de Diagnostico e Planejamento da Política de Proteção Integral das Crianças e Adolescentes do município. Quem media a mesa é Bernadete Passos, Presidente do Instituto Colibri, instituição responsável pelos Programas: Meu Rumo e Paraty: Educar e Acolher e Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Paraty.

O Instituto Colibri atua em Paraty desde 2010, realizando vários projetos nas áreas de patrimônio cultural e atendimento à juventude. Recebeu premiações como Ponto de Cultura, Ponto de Leitura, Biblioteca Comunitária, Cine Mais Cultura e em 2019 se tornou Instituição Formadora de Jovem Aprendiz.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paraty (CMDCAP) lidera a promoção e garantia de direitos da criança, e tem como referência o Plano Decenal 2015-2025 para promover políticas públicas. Fazem parte do Plano, ações de comunicação permanente com jovens, famílias, entidades e profissionais que trabalham diretamente com a criança e o adolescente e gestores públicos.  O objetivo é o engajamento do cidadão comum para incentivar a mudança de comportamento em relação a violações de direitos da criança e do adolescente.

O Programa Paraty: Educar e Acolher, elaborado pelo Instituto Colibri, e referendado pelo CMDCA,  recebe recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paraty captados por meio do Edital Fundos da Infância e da Adolescência (Edital FIA), realizado pelo Itaú Social. Desenvolve ações que visam proteger os direitos das crianças e adolescentes e fortalecer parcerias entre as instituições da Rede de Proteção de Paraty cadastradas no CMDCAP. Além deste encontro, estão previstas outras ações da Campanha nos próximos meses. Siga os perfis da Campanha nas redes sociais.

Serviço:

Live: Crescer sem Violência

Dia 15 de outubro de 2020, 16h

Convidadas: Priscila Pereira e Lucinete Garcia

Mediação: Bernadete Passos

Folha do Litoral Costa Verde