REUNIÃO ORDINÁRIA DO PNSB

8 de abril de 2020

O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Bocaina realizou em 8 de março sua primeira reunião ordinária de 2020, quando recebeu o pessoal da Petrobras, representado por Delacy Santos. De acordo com Mário Douglas, chefe do Parque Nacional Serra da Bocaina, foram apresentados todos os empreendimentos da empresa na Bacia de Santos, os impactos inerentes a esses empreendimentos na região os projetos que eles têm de compensação e mitigação dos impactos ambientais nesta bacia; foi falado também sobre os processos de contingência e emergência, que considera importante que as comunidades da região tomem conhecimento.

Mário Douglas disse ainda que os outros itens de pauta foram: o balanço de 2019 em relação às ações as ações de implementação, as perspectivas de implementação do Parque na Pedra da Macela, nas praias da Trindade, no Sertão de Mambucaba, em São José do Barreiro. Também se discutiu a organização interna do próprio Conselho, que agora estão usando os GTs (grupos de trabalho) por região.  O parque tem mais de 100 mil hectares, abrange 11 municípios em dois estados, o que exige trabalhos regionalizados, trabalhos locais, por isso estão dividindo o Conselho em grupos de trabalho para aumentar a eficiência.

Deixando uma mensagem para os 20 anos da Agenda 21 de Paraty, Mário Douglas disse que em primeiro lugar tem que haver perseverança, enfatizou a importância da Agenda 21, observando que ela tem atualizações muito importante sendo feitas agora; que a modernização da Agenda 21 é extremamente estratégica, está sendo feita e o Parque é solidário e parceiro dessas iniciativas.

Folha do Litoral Costa Verde