A água é o elemento central na integração das bacias hidrográficas e elo fundamental de ligação da sociedade-natureza e da própria sociedade. A evolução do conceito Bacia Escola integra a perspectiva da sustentabilidade, estando o cuidado e a gestão das águas e a redução dos riscos de desastres relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Agenda 2030 da ONU.
A nova concepção de Bacia Escola desenvolvida com apoio do programa CEMADEN Educação traz outras inovações que merecem destaque, dentre elas o entendimento que a Bacia Escola é mais do que a concretude de uma bacia hidrográfica e sim uma verdadeira Tecnologia Social, pois sua modelagem atende aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e reprodução e impacto social comprovado. Outra inovação está em explicitar a associação de Bacia Escola com Ciência Cidadã, integrando os cidadãos na elaboração, execução e avaliação de projetos.
A Agroecologia, através de suas práticas, pesquisas e movimentos, também promove a integração da sociedade-natureza e os cuidados com o ambiente. Também relaciona-se a Bacia Escola com a Hidro-Solidariedade, um conceito e valor ainda pouco conhecido pela maioria dos cidadãos, que expressa o compromisso ético pelo qual as pessoas cuidam e se integram com a natureza através das águas.
Por fim, chega-se à definição de Bacia Escola como “uma tecnologia social que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental, agroecologia e hidro-solidariedade”.
Esta nova conceituação de Bacia Escola tem se mostrado um importante instrumento didático além de um potente instrumento de transformação socioambiental, como demonstrado no projeto Bacia Escola do Retiro, em Angra dos Reis/RJ, onde comunitários, instituições de ensino e instituições parceiras formam-se por meio de uma Ecologia de Saberes, transformam realidades e inspiram outras comunidades a ampliar a rede de sustentabilidade e resiliência a desastres na Costa Verde fluminense.
Mais informações sobre o projeto Bacia Escola do Retiro: http://www.baciaescola.eco.br/