Toda solidariedade ao Povo Yanomami, fora garimpeiros bolsonaristas

Juçara Braga

A empatia do presidente da República Jair Bolsonaro com as minorias nos leva às lágrimas. Enquanto o povo Yanomami sofre severamente com a desnutrição, em especial das crianças, situação incontestável graças a imagens dramáticas que já correm mundo, o presidente do Brasil passeia de moto numa ditadurazinha das arábias vendendo a imagem de um país que só existe na mente doentia dele e de seus asseclas. Paulo Guedes à frente.

Estou relevando a tendinite que tenho no punho pra escrever esse texto porque dói mais a dor desse povo indígena abandonado à própria sorte, ou azar de ter que enfrentar garimpeiros estimulados pelo governo federal na gestão de Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente e que continuam encontrando apoio em seu sucessor. Na verdade, seja qual for o ministro, esta é a gestão Bolsonaro. Danem-se os índios.

Os Yanomamis vivem na floresta entre os Estados de Roraima e Amazonas e estão sendo constantemente agredidos por garimpeiros fortemente armados. O líder indígena Júnior Yanomami, presidente do Conselho de Saúde Indígena, disse, à TV Globo, que os Yanomamis estão assustados, com medo, e precisam de apoio da Polícia Federal, do Exército e da Polícia Militar.

Júnior Yanomami levou um garimpeiro para Boa Vista e o entregou à Polícia Federal e à Funai, bem como levou cápsulas da munição pesada usada contra os indígenas. Essa investigação tem que ter sequência.

Nós – todos nós – precisamos nos solidarizar com os Yanomamis e com todas as minorias que sofrem e encontram-se desprotegidas no Governo Bolsonaro. Sob pena de pactuarmos com a barbárie, retrocedendo gravemente nos padrões civilizatórios ainda incipientes que já conquistamos.

EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral@paraty.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *